sábado, 23 de junho de 2012

O ISLAMISMO EM BELO HORIZONTE - MG

A COMUNIDADE ISLAMICA DE BELO HORIZONTE – MG


Mesquita de Belo Horizonte

A grande metrópole de Belo Horizonte, capital mineira, abriga a única mesquita do estado de Minas Gerais, onde reúne-se uma ampla comunidade islâmica formada por brasileiros revertidos, libaneses, marroquinos, egípcios, sírios, mais diversos africanos, indianos, paquistaneses, e até alguns europeus; todos residentes ou estudantes da capital. (A foto abaixo mostra o interior da mesquita).

A Mesquita de Belo Horizonte foi fundada em 1991 seguindo o modelo marroquino, para reunir os muçulmanos que vinham orando em salas locais na cidade. Não há um fundador próprio, pois conta-se que toda a comunidade se reuniu para construir e fundar a mesquita, que inicialmente se chamava Mesquita Muhammad Mensageiro de Deus. Porem a comunidade só começou a crescer a partir do ano 2001 por causa dos atentados terroristas nos EUA, pois os primeiros atos de dawa (divulgação do islam) só seriam feitos a partir de 2006 por causa da FAMRAS ter tomado a frente.

Hoje a mesquita é dirigida pelo Sheik Mokkar ElKhan, que além da função de Sheik, também assumiu a função de Presidente e Secretário da Mesquita. O Sheik Mokkar é marroquino natural de Casablanca, e mora no Brasil a cerca de 10 anos juntamente com sua família. A mesquita conta hoje com mais de 200 membros registrados, porem somente cerca de 30 presentes e assíduos na sexta-feira. A mesquita ainda promove aulas e religião para as mulheres aos sábados a tarde. (A imagem abaixo mostra a comunidade reunida para as orações no interior da mesquita).

A Mesquita de Belo Horizonte, que também é sede da Sociedade Beneficente Islâmica de Minas Gerais (SBIMG), está localizada na Rua João Camilo de Oliveira Torres, 20, Mangabeiras, Belo Horizonte. A mesquita fica próxima a praça do Papa.







COMUNIDADE ISLAMICA CENTRAL DE BELO HORIZONTE – MG

No centro de uma grande metrópole encontra-se a pequena comunidade islâmica central de Belo Horizonte. Formada inicialmente para acolher os brasileiros revertidos ao islam, essa comunidade surgiu de uma cisão com a Sociedade Beneficente Islâmica de Minas Gerais (SBIMG), sediada na Mesquita de elo Horizonte, localizada no bairro das Mangabeiras. Porem hoje ela acolhe brasileiros, libaneses, egípcios, moçambicanos e marroquinos.(A foto abaixa mostra os membros da mussala em momento de discontração).

A mussala foi organizada no ano de 2006, de acordo com Bilal Yahia Faustino, um brasileiro natural de Campo Belo que se mudou para a capital mineira. Bilal e outros fundaram a comunidade sobre o nome de Centro de Estudos Islâmicos de Belo Horizonte (CEIBH) dizendo que os brasileiros eram excluídos na SBIMG e que seu Sheik não sabia ensinar. Em 2009 reuniu-se a eles o egípcio Samir Hassan, natural do Cairo, que se tornou imam da comunidade, e a partir desse momento vem proferindo os Khutba’s e guiando as orações. O presidente da comunidade foi até junho o libanês Mustafa, um comerciante local, passando a presidência agora para as mãos de Samir.

A comunidade tem muitas ligações com os muçulmanos de Juiz de Fora, e costuma receber grupos de dawa de diversos locais do país e do mundo em sua mussala, e atualmente tem pretenções de promover diversos encontros e palestras no local para unir as comunidades islâmicas mineiras. Hoje o CEIBH tem cerca de 20 membros, sendo somente 5 estrangeiros.

O CEIBH está localizado no endereço Rua dos Guaranis, 620, Centro, Belo Horizonte. Fica próxima ao mercado central.


Um comentário: