sábado, 23 de junho de 2012

O ISLAMISMO EM BELO HORIZONTE - MG

A COMUNIDADE ISLAMICA DE BELO HORIZONTE – MG


Mesquita de Belo Horizonte

A grande metrópole de Belo Horizonte, capital mineira, abriga a única mesquita do estado de Minas Gerais, onde reúne-se uma ampla comunidade islâmica formada por brasileiros revertidos, libaneses, marroquinos, egípcios, sírios, mais diversos africanos, indianos, paquistaneses, e até alguns europeus; todos residentes ou estudantes da capital. (A foto abaixo mostra o interior da mesquita).

A Mesquita de Belo Horizonte foi fundada em 1991 seguindo o modelo marroquino, para reunir os muçulmanos que vinham orando em salas locais na cidade. Não há um fundador próprio, pois conta-se que toda a comunidade se reuniu para construir e fundar a mesquita, que inicialmente se chamava Mesquita Muhammad Mensageiro de Deus. Porem a comunidade só começou a crescer a partir do ano 2001 por causa dos atentados terroristas nos EUA, pois os primeiros atos de dawa (divulgação do islam) só seriam feitos a partir de 2006 por causa da FAMRAS ter tomado a frente.

Hoje a mesquita é dirigida pelo Sheik Mokkar ElKhan, que além da função de Sheik, também assumiu a função de Presidente e Secretário da Mesquita. O Sheik Mokkar é marroquino natural de Casablanca, e mora no Brasil a cerca de 10 anos juntamente com sua família. A mesquita conta hoje com mais de 200 membros registrados, porem somente cerca de 30 presentes e assíduos na sexta-feira. A mesquita ainda promove aulas e religião para as mulheres aos sábados a tarde. (A imagem abaixo mostra a comunidade reunida para as orações no interior da mesquita).

A Mesquita de Belo Horizonte, que também é sede da Sociedade Beneficente Islâmica de Minas Gerais (SBIMG), está localizada na Rua João Camilo de Oliveira Torres, 20, Mangabeiras, Belo Horizonte. A mesquita fica próxima a praça do Papa.







COMUNIDADE ISLAMICA CENTRAL DE BELO HORIZONTE – MG

No centro de uma grande metrópole encontra-se a pequena comunidade islâmica central de Belo Horizonte. Formada inicialmente para acolher os brasileiros revertidos ao islam, essa comunidade surgiu de uma cisão com a Sociedade Beneficente Islâmica de Minas Gerais (SBIMG), sediada na Mesquita de elo Horizonte, localizada no bairro das Mangabeiras. Porem hoje ela acolhe brasileiros, libaneses, egípcios, moçambicanos e marroquinos.(A foto abaixa mostra os membros da mussala em momento de discontração).

A mussala foi organizada no ano de 2006, de acordo com Bilal Yahia Faustino, um brasileiro natural de Campo Belo que se mudou para a capital mineira. Bilal e outros fundaram a comunidade sobre o nome de Centro de Estudos Islâmicos de Belo Horizonte (CEIBH) dizendo que os brasileiros eram excluídos na SBIMG e que seu Sheik não sabia ensinar. Em 2009 reuniu-se a eles o egípcio Samir Hassan, natural do Cairo, que se tornou imam da comunidade, e a partir desse momento vem proferindo os Khutba’s e guiando as orações. O presidente da comunidade foi até junho o libanês Mustafa, um comerciante local, passando a presidência agora para as mãos de Samir.

A comunidade tem muitas ligações com os muçulmanos de Juiz de Fora, e costuma receber grupos de dawa de diversos locais do país e do mundo em sua mussala, e atualmente tem pretenções de promover diversos encontros e palestras no local para unir as comunidades islâmicas mineiras. Hoje o CEIBH tem cerca de 20 membros, sendo somente 5 estrangeiros.

O CEIBH está localizado no endereço Rua dos Guaranis, 620, Centro, Belo Horizonte. Fica próxima ao mercado central.


32 comentários:

  1. Posso enviar dois estudos que fiz sobre a Comunidade Muçulmana de BH, sendo um na Mesquita e outro na Mussala.

    Contato:

    alexandrereal@msn.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu nome é Renata gostaria de saber mais sobre o estudo q vocês fizeram vai me ajudar muito pois tenho um trabalho para fazer sobre este estudo. Se puder me enviar agradeço imensamente obrigada!! Renatagraciolli@gmail.

      Excluir
    2. eu também gostaria de ver esse estudo que você fez me ajudaria muito no meu trabalho da facul! Visitei a mesquita e conheci a filha do sheik, a Assmaa, uma fofa!

      email: ericasoaresoficial@gmail.com

      Excluir
    3. Também gostaria de conhecer esse trabalho, se possível.
      e-mail: juceliaa2010@hotmail.com

      Excluir
  2. Gostaria de conhecer a mesquita.

    ResponderExcluir
  3. A Câmara dos Deputados realizará uma sessão solene em homenagem a comunidade islâmica do Brasil, por sugestão do deputado de MG, Wadson Ribeiro.

    ResponderExcluir
  4. Como eu faco para conhecer e aprender sobre o Islam? Eu posso participar? que tipo de roupas devo vestir?

    ResponderExcluir
  5. Como eu faco para conhecer e aprender sobre o Islam? Eu posso participar? que tipo de roupas devo vestir?

    ResponderExcluir
  6. Como eu faco para conhecer e aprender sobre o Islam? Eu posso participar? que tipo de roupas devo vestir?

    ResponderExcluir
  7. Olá, me chamo Maria.
    Eu gostaria de saber quando é possível ir a mesquita, se a restrições. Estou aprendendo sobre o isla, meu namorado e islamico então gostaria muito de poder ter esse contato.
    Ficarei grata se houver uma resposta. Meu email é mariaobr.mc@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MINHA FIA, EH OBVIO Q VC N EH MUÇULMANA E NEM PRETENDE SER KKKKKK VC NEM SABE COMO PODE FREQUENTAR UMA MESQUITA, A QUESTAO EH, VC QUER IR SOH PQ ARRUMOU UM NAMORADO MUÇULMANO????OH GOD KKKKK QUE JUMENTINHA Q VC EH, TADINHA VAI DEIXAR DE IR P QQ LUGAR MELHOR Q PELO MENOS VC GOSTE DE IR P IR NA MESQUITA PQ O NAMORADINHO EH MUÇULMANO(E SE O PROXIMO FOR HINDU?????KKKKKKKK TA FODA HEIN MINHA FIA), PRESTA ATENÇAO NO PAPAI AQUI HJ EM DIA MULHER N ACEITA MAIS CABRESTO N VE SE ACORDA P VIDA Q AINDA DA TEMPO!!!!!!!Q TIPO DE MULHERZINHA VC ACHA Q SE SUJEITA A SE ENVOLVER TANTO ASSIM COM UMA RELIGIAO(QUER IR ATE NA MESQUITA, GOOOOD, VE SE PODE)SOH PQ O MACHO EH MUÇULMANO!!!!????VC QUER O Q HEIN? SOFRER A MESMA DOUTRINAÇAO Q ELES SOFREM P PODER ACEITAR A SUBMISSAO??TODO MUNDO SABE VC SABE Q NAMORAR UM MUÇULMANO SOH PODE DAR NISSO, EH ISSO Q O ALCORAO FALA P ELES E N IMPORTA SE ELE EH XIITA OU SUNITA O Q ELE VAI FAZER EH MANDAR EM VC E TE INFIAR UM CABRESTO KKKKKKKKKKK COITADA DA SUA MAE TEVE O TRABALHO DE TE CRIAR P TER ESSE DESGOSTO NA VIDA KKKKKKK EXPERIMENTA SOH FALAR P ELE Q VC QUER TER OUTROS NAMORADOS OU MARIDOS P TER OS MESMOS DIREITOS DELE DE TER OUTRAS MULHERES, AI VC VAI VER, ELE QUEBRA SEUS DENTES NA HORA!!!!! ESTOU CANSADO DE MENININHAS COMO VC, TODAS IDIOTAS E LUNATICAS AFFFFF

      Excluir
    2. À quem Allah encaminha, ninguém desencaminha. Vá até lá e conheça. Diferente de outras religiões no Islã não há pressão para conversão. Você pode simplesmente ir tirando dúvidas e visitando sem compromisso que ninguém vai encher sua cabeça para aceitar a religião, isso é o mais bonito no Islã. Vá até lá e conheça pessoalmente, porque é fácil falar a distância em anonimato como o sujeito troll fake acima (que buscou este blog no google com as próprias mãos). Falar do que não conhece é fácil. Você será muito bem vinda, sucesso no seu casamento. Allah espera você.

      Excluir
  8. Olá, me chamo Maria.
    Eu gostaria de saber quando é possível ir a mesquita, se a restrições. Estou aprendendo sobre o isla, meu namorado e islamico então gostaria muito de poder ter esse contato.
    Ficarei grata se houver uma resposta. Meu email é mariaobr.mc@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. SOU DO MARANHÃO TEMOS UMA PEQUENA COMUNIDADE ISLAMICA AQUI EM SÃO LUIS,MAS NUNCA ENTREI EM UMA MESQUITA MAS S E ASSIM ALLAH PERMITIR IREI COM CERTEZA CONHECER ESSA COMUNIDADE DE BELO HORIZONTE,MUITO BOM O TRABALHO DE VCS IRMÃOS INSHALLAH DARÁ TUDO CERTO.ALLAH OS ABENCOE VCS MEUS IRMÃO,PECO A ALLAH EM MINHAS SUPLICAS PARA Q AQUI EM SÃO LUIS TENHA UMA MUSALLAH EM BREVE E PODERMOS DIVULGAR O QUANTO É MARAVILHOSO SER UM MUÇULMANO.OBG

    ResponderExcluir
  10. Good day Sir, my name is Ahmed, I am a Tunisian employee who came to Brazil to work in programming field, I want to know if the mosque is open every day or just in Fridays. My email is ahmed.chercheri@esprit.tn. Thank you

    ResponderExcluir
  11. Olá boa noite tem muita vontade visita o tempo em bh. Como que faço ..

    ResponderExcluir
  12. Olá boa noite tem muita vontade visita o tempo em bh. Como que faço ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ligue no telefone da mesquita e peça mais informações. Eu comecei lá este mês. Se não atender dia de semana, ligue no sábado (31) 3227-7157

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Olá bom dia
    Gostaria de saber sobre a ZOHAR alguém poderia me informa como adquirir. vladimireustaquio28@gmail.com qualquer coisa por favor entre em contato

    ResponderExcluir
  18. Olá bom dia
    Gostaria de saber sobre a ZOHAR alguém poderia me informa como adquirir. vladimireustaquio28@gmail.com qualquer coisa por favor entre em contato

    ResponderExcluir
  19. Nossa que ridiculo o comentário desse Ramom albino! Minha fia...parecendo pai de santo falando!! Credo...

    ResponderExcluir
  20. Nossa que ridiculo o comentário desse Ramom albino! Minha fia...parecendo pai de santo falando!! Credo...

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde, gostaria de conhecer a Mesquita pois estou fazendo um trabalho na faculdade sobre o Islam, e gostaria de buscar mostrar as origens, ensinamentos, como se difundiu e trajetória até os dias de hoje. Seria possível alguém me receber? Meu contato é ulissescad@hotmail.com , e ficaria muito grato pela oportunidade.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite Gostaria de saber qual o dia da semana que está aberto e horário por favor.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde, na Mesquita em BH, há a prática do Sofismo (Dança do giro)? Obrigado. contato: emersonsilveira37@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não... Alhandulillah, lá não ocorre esse tipo de desvio....

      Excluir