A MESQUITA DE PORTO ALEGRE RS

 Por: R. “Hussein” Silva


Fiquei cerca de dois anos sem escrever nesse blog, não só por causa de tempo, mas também devido a dificuldade de se encontrar informações acerca da religião e mesquitas no Brasil, o que me fazia ficar carente de tópicos e pautas para o blog. Enfim, resolvi hoje voltar a escrever no mesmo. E hoje na nossa volta, vamos falar um pouco sobre a comunidade muçulmana da capital gaúcha, a Mesquita de Porto Alegre.

A cidade de Porto Alegre é a maior do Rio Grande do Sul, chegando a possuir cerca de 1,5 milhão de habitantes, porém considerando sua região metropolitana que abarca municípios como Viamão, Gravataí e Canoas, vai para cerca de 3 milhões de habitantes a mais. Devido a tudo isso a cidade aparece como uma das mais importantes para a economia do país. A religião islâmica é presente na cidade, sendo que, como em muitos outros lugares, veio com os primeiros imigrantes árabes para a região no início do século XX. Porém no Rio Grande do Sul há algo muito interessante e diferenciado do restante do país, a partir da década de 1950 o estado recebeu um grande influxo de palestinos que vieram para a região devido aos conflitos crescentes em sua terra natal. A maioria se instalou no interior, em cidades como São Borja, Caxias, Chui e Uruguaiana, porém houve sim alguns que se instalaram na capital.

O Centro Islâmico local foi fundado no início da década de 1990 [1] e abriga principalmente libaneses, sírios, palestinos, africanos e brasileiros revertidos em suas orações diárias e de sexta. Como em outras comunidades brasileiras a mesquita lota mais em festividades como os dois Eid, e nas sextas-feiras (jumah) ela fica cheia porém não chega a lotar. A mesquita recebeu o nome de Abu Bakr as-Sadiq [2], porém ela é mais referida por seu local do que por seu nome, tal como acontece em Belo Horizonte. Com isso percebemos que se trata de uma comunidade sunita. Existem na cidade, de acordo com um jornal local [3] cerca de 200 famílias muçulmanas vivendo na cidade, porém dentro do censo do IBGE a religião foi contada dentro da categoria outros, representando cerca de 9% da papulação, mas esse número dividindo com inúmeras outras religiões não-cristãs.

Os muçulmanos locais criaram no início da década de 2000 um projeto chamado “Dawah Sul” que visava divulgar a religião na região sul do país principalmente no estado do Rio Grande do Sul, esse projeto já colocava vídeos na internet e traduzia coisas quando a internet ainda caminhava no Brasil. Hoje não sabemos como está o mesmo no país. Em 2011 saiu a notícia que os Emirados Árabes iam financiar a construção de uma mesquita na cidade, porém o projeto ainda está no papel [4].

Quem quiser visitar a mesquita ela está localizada numa área bem central da cidade, e pode fazer indo em qualquer sexta-feira a partir das 11 horas da manhã. Ela está no seguinte endereço: Rua Dr. Flores, 62, Centro Histórico, Porto Alegre, RS, ela está no 10 andar e fica bem próximo ao campus da UFRGS.


NOTAS:

[1] Eu não achei a data exata da fundação da mesquita. Esse dado é citado em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mesquita_de_Porto_Alegre

[2] Nome de um dos primeiros companheiros do Profeta Muhammad (saws).

[3] http://diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/dia-a-dia/noticia/2013/05/saiba-como-e-a-rotina-de-uma-mesquita-no-centro-da-capital-4150878.html

[4] https://portoimagem.wordpress.com/2011/03/21/porto-alegre-tera-mesquita-financiada-por-abu-dhabi/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ISLAMISMO EM BELO HORIZONTE - MG

A MESQUITA DE CAMPO GRANDE - MS

A MESQUITA DE CAMPINAS - SP