O ISLAMISMO EM CURITIBA - PR

A comunidade islâmica de Curitiba – PR é uma das mais antigas do sul do Brasil, sendo que alguns autores afirmam que os primeiros libaneses a pisar em solo curitibano foi no ano de 1890. Na década de 1950 chegaram libaneses que não abandonaram sua religião, no caso o islamismo, quando pisaram em solo curitibano, como fizeram vários libaneses que vieram para o Brasil. Depois destes, vieram outros, em sua grande maioria libaneses, vindo muitos em famílias, muitas delas numerosas para ganhar o sustento nessas terras. A Sociedade Beneficente Muçulmana do Paraná foi criada em 18 de Julho de 1957. A primeira figura mostra a primeira sede da Sociedade, onde era mantida no segundo andar da mesma. O primeiro presidente da sociedade foi Hussein Omairy, que ficou 23 anos no cargo, indo até 1980. A mesquita foi inaugurada no ano de 1972. A segunda foto mostra a mesquita nessa época. A Escola Islâmica do Paraná foi fundada em 1962, com 60 alunos; hoje com o nome de Escola Libanesa, a mesma abriga mais de centenas de alunos.


Hoje a comunidade islâmica de Curitiba e conhecida por ser de imensa maioria xiita, porem o seu primeiro sheik foi o egípcio Muhammad Hassan Iddin, que era sunita, e eles mantiveram um sheik sunita até 1982, quando com o aumento grandioso dos xiitas na cidade, tomou posse como sheik o libanês xiita Abbas Baghdadi. Hoje o sheik é o xiita Mohamad Sadek Ebrahimi.

Mesquita de Curitiba hoje.

Curitiba hoje possui além da Mesquita, a escola libanesa e um cemitério islâmico. A mesquita funciona todos os dias para visitas, e as sextas-feiras ela lota para as orações do meio-dia. A mesquita também costuma lotar para as celebrações do ramadan, ashura, e outras celebrações religiosas. Hoje a Sociedade tem registrado quase mil muçulmanos na cidade de Curitiba e arredores, tanto que recentemente foi fundada uma mussala na cidade de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A Sociedade ainda publica o jornal Assiráj, com as noticias locais sobre o islam, e distribui a Revista Evidências, publicada pelo Centro Islamico do Brasil, localizado em São Paulo.

Espaço do interior da Mesquita.

Para quem desejar conhecer mais, a Mesquita Imam Ali Abu Talib, ou Mesquita de Curitiba, como é mais conhecida, ela se encontra no seguinte endereço: Rua Dr. Kellers, 383, Bairro São Francisco, Curitiba - PR

Fonte: http://www.ibeipr.com.br/

Comentários

  1. Ótimo post, com fotos históricas.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Quero aprender a falar árabe, vcs sabem de algum curso, .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Curso de árabe em Curitiba, duas turmas: na quinta-feira, das 14h às 17h, e na sexta feira, das 19h às 21h30, rua Dr. Faivre nº 398, na Secretaria Municipal de Curitiba, com o Prof. e calígrafo Moafak Helaihel.

      Excluir
  3. Olá... Gostaria de aprofundar meus conhecimentos sobre o Islamismo para uma futura "conversão", não sei se seria a palavra correta. Gostaria de saber quais os primeiros passos para minha iniciação. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Você se converteu Andressa ? Como foi tudo isso.

    ResponderExcluir
  5. gostaria de me converter se alguém de Curitiba ler essa mensagem me ajude 41996578424 whatzap paulobouner@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Gostariam de saber quais os bairros que
    Que residem os trabalhadores dos frigoríficos halal !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ISLAMISMO EM BELO HORIZONTE - MG

A MESQUITA DE CAMPO GRANDE - MS

A MESQUITA DE CAMPINAS - SP