O ISLAM EM RECIFE - PE

Dando continuidade a nossa série sobre as comunidades islâmicas do Brasil, chegamos a uma das cidades mais ricas do país, Recife, a capital pernambucana. Nessa cidade se destacam a presença de católicos e judeus, esses segundos possuem na cidade o templo mais antigo das Américas. Nesse meio, sobrevive uma pequena comunidade muçulmana, com sua sede no bairro da Boa Vista. Apesar de ter uma das menores comunidades islâmicas do país, Recife conta com a presença de um Sheik egípcio formado na Universidade de Al-Azhar, no Cairo, o Sheik Mabrouk Al Saway Said, que ministra na cidade aulas de árabe em religião para brasileiros.

A população de Recife ultrapassa os um milhão e meio de habitantes, porem o numero de muçulmanos não passa de três dezenas, que são alguns estrangeiros árabes que estabeleceram comércio no local e alguns brasileiros revertidos ao islam. O Centro Islâmico de Recife foi fundado em 1989, porem teve uma fase crítica, e foi reinaugurado em 1997, no atual lugar que se encontra.

O Sheik Mabrouk Al Saway Said é nascido no Egito, e tem atualmente 75 anos. Ele é formado em Cultura Islâmica pela Universidade de Al-Azhar, e chegou ao Brasil para trabalhar num centro islâmico na capital paulista em 1988, porem em 1992 foi transferido para Recife, onde ficou até os dias atuais. O Centro Islâmico de Recife costuma receber em sua sede quase todos os dias professores, alunos, jornalistas e ouros interessados em conhecer mais sobre a cultura árabe e islâmica.

O Centro Islâmico de Recife está localizado na R. da Glória, nº 353, Boa Vista – Recife – PE, o telefone para contato é o (81) 3423-1393 ou (81) 3053-2545. O e-mail é emailcir@ig.com.br

Comentários

  1. Bom dia, sou jornalista alemao. Ontem fiz uma entrevista no centro em Recife. Vou escrever um artigo sobre como se vive o Ramadao no Brasil. Voce podria mandarme a foto do sheik e do centro em uma resolucao maior?
    muito obrigado,
    Ekrem
    ee.guzeldere@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. olá !!! boa tarde !!! salaam malaiko !!! para todos !!! venho comunicar a todos vocês !!! que existe um homem chamado Edson Soares !!! que está invadindo a privacidade !!! de vocês no facebook !!! para ficar dando encima de mim !!! senhores !!! eu sou casada a um ano, dois meses e a uma semana, com a minha irmã de criação e dois amigos meus !!! a minha esposa está gravida a quatro meses !!! e este homem não deixa de ficar atrás de mim !!! e agora ele está usando a página de um amiguinho meu !!! que é paquistanês e de todos os amigos dele para ficar dando encima de mim !!! e é pela a honra e a defesa de vocês e do paquistão !!! que eu venho pedir a todos vocês !!! para bombardearem e cessarem fogo !!! contra este cidadão !!! e neste lugar onde ele trabalha !!! o endereço é !!! avenida caxangá número 2200 parque do cordeiro - local - expresso cidadão !!! venho também comunicar a todos !!! que eu antes de vim comunicar sobre este fato acontecido !!! eu também pedi ajuda e comuniquei a o governo paquistão !!! e a sociedade brasileira do paquistão !!! com toda a minha humildade !!! e todo o meu auxílio !!! eu agradeço a todos pela a atenção de vocês !!! e desejo toda a paz !!! para todos !!! com muito carinho !!! salaamm malaiko !!! para todos !!!

    ResponderExcluir
  3. Onde existe curso de Árabe clássico em Recife voltado para leitura do alcorão?

    ResponderExcluir
  4. ola,vc ainda tem interesse em aprender arabe ?

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber se vocês ensinam árabe sem ser só de cunho religioso, pois meu hobby é estudar idiomas em geral e meu interesse é aprender este idioma também.

    ResponderExcluir
  6. Sou católica mas me marido é muçulmano. Mora no Egito mas está vindo morar comigo em Recife. Como posso fazer pra ele conseguir um emprego aqui no Recife já que ele ainda não fala o português fluente, apenas poucas palavras. Vocês podem dar algum apoio pra ele??

    ResponderExcluir
  7. Porfavor pode me dizer os dias e horarios de funcionamento?

    ResponderExcluir
  8. Boa noite.

    A vocês que estão perguntando sobre aulas e outros no Recife é melhor procurar o centro islâmico para saber. Eu moro em São Paulo e tenho pouco contato com tal. Para escrever a matéria eu faço pesquisas na internet e faço um resumo aqui como matéria. Peço desculpas, mas qualquer dúvida pode falar.

    ResponderExcluir
  9. قال الله تعالى. كنت أعرف القليل عن هذا المسجد. آمل أن أتمكن من زيارتهم قريبا.

    ResponderExcluir
  10. sÓ jESUS sALVA O iSLÃ DETURPA O QUE A BIBLIA FALA

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ISLAMISMO EM BELO HORIZONTE - MG

A MESQUITA DE CAMPO GRANDE - MS

A MESQUITA DE CAMPINAS - SP