O ISLAM EM BARRETOS


Barretos, a cidade do interior de São Paulo conhecida nacionalmente por ser a capital nacional do Peão de boiadeiro, mas que guarda várias curiosidades a respeito do islam no local. A cidade está localizada no norte do estado de São Paulo, muito próxima a divisa com o estado de Minas Gerais (região do triangulo) e por isso sofre influência desses dois estados, São Paulo e Minas Gerais em sua cultura, folclore e outros. 

A Mesquita de Barretos foi construída na década de 1960 e guarda várias curiosidades e traços realmente interessantes do islam no Brasil. O primeiro desses aspectos interessantes é o fato de a mesquita ser a primeira a ser construída no interior paulista, bem como é a primeira de duas mesquitas no Brasil a ser construída em uma cidade com menos de 130 mil habitantes (a outra é a de Loanda, no Paraná). 

Outro fato interessante é que a mesquita é a única do Brasil construída seguindo modelos arquitetônicos mouriscos e andaluzes (referente a parte da Espanha que durante a Idade Média ficou sobre jurisdição dos povos árabes oriundos do norte da África), e isso faz com que seja um belo local e uma das mais belas mesquitas do Brasil.

Mais um aspecto interessante do local é o fato de que a constituição do islam na cidade possibilitou a criação de centros islâmicos em duas cidades vizinhas, os de Guaíra e Colina, e assim influenciando o islam nestas duas cidades, bem como influenciando o islam na cidade mineira de Uberaba que está relativamente perto. 

Hoje a cidade de Barretos conta com cerca de 250 muçulmanos, a maioria de estrangeiros oriundos do Marrocos, Tunísia, Líbano, e também conta com alguns muçulmanos brasileiros. A mesquita ainda mantem uma escola de idiomas logo ao lado em anexo a mesma, onde o professor que é tunisiano ministra aulas de árabe, francês e espanhol. Durante o ramadan a mesquita é uma das poucas de São Paulo a oferecer iftar (quebra de jejum) durante todos os dias do mês, onde muçulmanos e outras pessoas da cidade participam do momento. Recentemente a mesquita passou por uma troca no seu carpete, onde colocou tapetes melhores e deu um novo aspecto ao interior da mesquita. Até ano passado a comunidade era dirigida pelo Sheik Abdo Ghani, egípcio, mas recentemente teve de voltar para sua terra natal, então assumiu em seu lugar um sheik moçambicano.

Segue os dados para aqueles que desejarem conhecer a Mesquita:

Mesquita de Barretos
Rua Seis, 481, Oriente, Barretos, SP.
Funcionamento: Sextas de 12 as 14 horas.

Comentários

  1. Salam,

    não conhecia a Mesquita de Barretos. Seria muito bom se a Mídia televisiva fizesse uma reportagem sobre as mesquitas no Brasil, pois há muita gente que nem conhece o que é uma mesquita.
    E também ajudaria a reduzir preconceitos, pois conhecer o desconhecido, sempre liberta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade. Um pouco de leitura de Alcorão, onde se prega a morte de infiéis, colocaria fim na ignorância de muita gente que crê que o islã prega a paz e o amor.

      Excluir
    2. Um pouco confusa seu comentário.
      Um tipo de ignorância, é falar o que não conhece, disseminar discórdia.
      Compreenda o Islam primeiro.

      Excluir
  2. Salam minha fiel leitora;

    realmente seria bom, mas nossa mídia não tem interesse nisso. Ai vamos tentanto lutar por aqui.

    ResponderExcluir
  3. Salam Aleikum.

    Eu moro em Franca, e me converti ao Islã a alguns dias e gostaria muito de conhecer uma Mesquita, e como aqui não tem e também não em muçulmanos, a Mesquita mais próxima é a de Barretos. Gostaria de saber se a data e horário de funcionamento ainda continua o mesmo que está aqui no blogue. As sextas feiras, das 12h as 14h.
    Agradeço atenção e aguardo retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Eu moro em Jeriquara. Tenho lido sobre o islã sempre que posso, mas como não tem mesquita aqui na região não tem como meu marido e eu conhecermos melhor a religião. Como foi o seu processo de conversão morando em Franca?

      Excluir
  4. As devem conhecer o ISLAM é Religião da PAZ.O Islam tem os mesmo profetas da TORÁ e do EVANGELHO.O Profeta MUHAMAD que a Paz esteja com ele é o último e derradeiro MENSAGEIRO DE DEUS. ABDALAH PEREIRA RAHAL

    ResponderExcluir
  5. ASSALAMU ALEIKUN.Devo dizer que a única RELIGIÃO PROSELITISTA,que não leva dinheiro de ninguém.Em nossa mesquitas se ajuda muitos irmãos.Não existe distinção entre ricos e pobres.Todos sentam no TAPETE.Diferente de outras religiões em que as AUTORIDADES sentam na frente.Devo dizer que é sem sombra de dúvidas a RELIGIÃO mais DEMOCRÁTICA e igualitária.Nossos SHEIK não são ricos como certos PASTORES.Também não existe ISLAM de fulano ou do sicrano.o ISLAM é único.Não se TRAVESTE para ganhar adeptos.ISLAM é HUMILDADE,CARIDADE,ORAÇÃO,PAZ e AMOR em ALLAH o DEUS ÚNICO sem parceiro e sem intermediário.ABDALAH PEREIRA RAHAL,ADVOGADO PORTO ALEGRE RS.

    ResponderExcluir
  6. Salam alykum eu gostaria de saber sr as mesquitas de Barretos estar abertas todos dias para oração , e as aulas de idioma qual o dia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ISLAMISMO EM BELO HORIZONTE - MG

A MESQUITA DE CAMPO GRANDE - MS

A MESQUITA DE CAMPINAS - SP