A MESQUITA BRASIL

Hoje conheceremos a primeira Mesquita a ser construída no Brasil, a hoje chamada de Mesquita Brasil. Ela é um marco de onde o islam finalmente começou a crescer, desde a década de 1920 até os dias atuais. A quem pense que o islam como está hoje no Brasil é devido aos libaneses que aqui chegaram, devido ao fato que em todas as sociedades islâmicas do Brasil são encontradas pessoas dessa nação, seja de primeira ou segunda geração, mas isso é um total engano, já que muitas mesquitas do Brasil foram construídas pelas mãos de palestinos, e isso não é diferente com esse marco inicial das mesquitas no Brasil.

Sabe-se que a presença de muçulmanos no Brasil é muito mais antiga do que se pensa, pois já haviam muçulmanos defendendo o Quilombo dos Palmares na década de 1690, bem como lembremos da tão famosa Revolta dos Malês na Bahia do ano de 1835, porém durante todo esse tempo a construção de mesquitas eram proibidas no Brasil, já que a religião do Império Português e posteriormente o Império Brasileiro era o catolicismo, o primeiro templo não católico erguido no Brasil foi uma Igreja Anglicana para os ingleses que ajudaram os portugueses a fugirem de Portugal em 1808. Antes disso houveram outros templos construidos, como sinagogas e igrejas luteranas, mas nunca reconhecidas por Portugal. Os muçulmanos até o século XIX se reuniam nas próprias senzalas, porem essas não eram reconhecidas como mesquitas devido ao fato de não unirem só muçulmanos nelas, bem como pessoas de outras religiões. A quem defenda que houveram mesquitas no Quilombo dos Palmares, mas é impossível provar isso devido a total falta de documentação e provas de tal. Os malês de 1835, antes da revolta costumavam se reunir em salas próprias para orações e estudos na capital baiana, mas essas nunca chegaram a constituir reais mesquitas, pois não tinham arquitetura típica, não eram reconhecidas como pela maioria do povo e governo, e nem os próprios malês identificaram esses locais como mesquita, assim a primeira mesquita só viria a ser inaugurada no século XX.

Os primeiros libaneses que aportaram no Brasil, na década de 1880, eram quase que em sua totalidade cristãos maronitas, não havendo quase nenhum muçulmanos entre eles, mas no ínicio do século XX chegariam os primeiros palestinos ao Brasil, todos muçulmanos, buscando refugio da Grande Guerra (1914 - 1918) que assolava a Europa, e que a Turquia Otomana (que na época dominava os territórios palestinos) se aliou aos perdedores da guerra. Esses palestinos quase todos se instalaram na cidade de São Paulo, que nessa época começava a ser o centro econômico do país, e queriam dar continuidade a suas crenças e assim começaram a alugar salas de orações no centro da capital paulista. Porém era necessário uma sede para a administração dos mesmos, assim em 1927 é inaugurada a Sociedade Beneficente Muçulmana Palestina na Rua da Mooca, 1070, no bairro de mesmo nome, pelos palestinos Hosni Adura e Darwich Gazal, que administravam todas as atividades dos muçulmanos na cidade. Porém imigrantes muçulmanos de outros lugares começavam a chegar também no Brasil, levando a sociedade mudar de nome em 1929 para Sociedade Beneficente Muçulmana.

Em 1937, a SBM adquiriu o terreno onde viria a ser construída a Mesquita na Avenida do Estado, 5282, que era próximo a sede anterior, e já começaram os planejamentos para a costrução da Mesquita. Assim a Mesquita Brasil foi inaugurada em 1952, e por alguns anos foi a única mesquita do Brasil, onde se reuniam muçulmanos de todas as partes do mundo que moravam no Brasil, assim essa mesquita é a pioneira das mesquitas no Brasil.

Hoje a Mesquita conta com amplos lugares, sendo sua sala de orações muito grande, podendo comportar mais de 500 muçulmanos rezando, e ainda a mesquita passa por uma série de reforma que visam a ampliação de diversos ambientes, como salões e banheiros. Além do sermão de sexta, a mesquita oferece aulas de religião para os muçulmanos toda terça e sexta as 20 horas, e um almoço após a reunião de sexta por apenas 2 reais, e almoços grandes em todos os feriados. O atual sheik da mesquita é o egípcio Abdel Hammid, que coordena todos os serviços religiosos e aulas no local.

Para os que desejarem conhecer a mais antiga mesquita do Brasil, seu endereço é Avenida do Estado, 5282, Cambuci, esquina com a Rua Barão de Jaraguá e próximo a Estação Dom Pedro II do metrô.

Site: http://www.mesquitabrasil.com.br/

Comentários

  1. Assalam Alaykum, irmão!

    Ótimo post.
    Mash´Allah!

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom ver a história do povo tão guerreiro e forte.Muitos não sabem que esse povo,também é descendente do Patriarca Abraão com a escrava Agar.Agar era egípcia e levou o seu filho Ismael,para o Egito e Ismael,casou-se com uma egípcia e gerou o povo árabe.Eu sou descendente de Judeu,os Nunes e os Pereira,são descendentes dos Judeus,os Judeus,são filhos de Abraão com a Sara,a esposa legitima de Abraão..Eu Sou Pr.da Igreja evangélica assembléia de Deus,em São Paulo.Amo muito a história desse povo Oriental.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ISLAMISMO EM BELO HORIZONTE - MG

A MESQUITA DE CAMPO GRANDE - MS

A MESQUITA DE CAMPINAS - SP