O ISLAM NO RIO DE JANEIRO, RJ


Depois de passar por Belo Horizonte, Curitiba, Recife, e outras capitais, hoje chegamos a mais uma capital na nossa série sobre o islam no Brasil, a cidade do Rio de Janeiro, capital fluminense, que não é simplismente uma cidade, é a "cidade maravilhosa".

O Rio de Janeiro é a segunda maior cidade do país, com mais de 6 milhões de habitantes, e já foi , até o ano de 1968, a capital de nosso país. A cidade é uma das que mais atraem turistas no mundo, e muito de sua econônomia está em volta desse fato, colocando ela como a também segunda capital econômica do país. Tudo isso fez com que muitos árabes oriundos de diversos locais da África e do Oriente Médio se mudassem para o local, porem a história do Rio de Janeiro com o islam não começa ai.

Ainda no século XIX, mais necessáriamente no ano de 1862, somente 27 anos após a Revolta dos Malês na Bahia, há diversos relatos registrados sobre a venda de Alcorões na capital do estado do Rio de Janeiro, na época também capital do país. Essa venda não era feita somente para escravos, aliais em quase nada era feita para escravos (mesmo libertos), grande parte deles eram vendidos para brasileiros e europeus que passava pela cidade. De acordo com alguns historiadores os primeiros muçulmanos a entrarem na cidade e a habitarem foram escravos tragos de várias partes islamizadas da África para o Brasil pelos portugueses ainda no século XVII, porém não nos acataremos a um estudo mais aprofundado dessa época aqui. O registro do primeiro muçulmano sem origem africana ou árabe se dá no Rio de Janeiro no ano de 1893.

A imigração árabe para o Rio de Janeiro começou ainda no século XIX, quando muitos libaneses passaram e se estabeleceram na cidade, porém esses eram todos cristãos que fugiam de guerras no Líbano, porém cerca de algumas décdas mais tarde entrariam muitos árabes muçulmanos no Rio, já que seu porto era uma das entradas para que eles se estabelessecem em todo o Brasil. A Sociedade Beneficente Muçulmana do Rio de Janeiro (SBMRJ) foi estabelecida na década de 1950, tendo vários árabes e africanos como assossidos e desde então já começaram os planejamentos para a construção da Mesquita, porém a mesma nunca conseguiu ser terminada, até mesmo o governo turco já se ofereceu para ajudar o término da mesquita, porém sem sucesso; mas a mesquita segue funcionando sem estar totalmente acabada.

Hoje a comunidade islâmica do Rio conta com árabes, africanos e muitos brasileiros revertidos ao islam. Algo que chama muito a atenção entre os muçulmanos brasileiros locais é o grande numero de reversões entre as mulheres, sendo que seu número praticamente dobrou nos últimos anos. A comunidade islâmica do Rio é quase inteiramente sunita, há poucos relatos de xiitas morando na cidade. Hoje a comunidade é dirigida pelo Sheik Munzer Isbelle, de orígem síria, formado na Universidade de Medina. Também tem o apoio do estudioso e irmão do sheik, Sami Ahmed Isbelle, que já representou o islam em diversos programas de TV.

A Mesquita da Luz (Masjid Annur), nome da Mesquita do Rio de Janeiro, apesar de ainda não acabada, funciona normalmente, mantendo em sua sede biblioteca, salas de oração e casa do sheik. Nela também são oferecidas aulas de árabe e religião para brasileiros, bem como todas as celebrações comuns entre os muçulmanos sunitas. A mesquita fica aberta diáriamente para visitas agendadas.

Para os que desejarem conhecer mais:

Sociedade Beneficente Muçulmana do Rio de Janeiro
Mesquita da Luz
Rua Gonzaga Bastos, 77, Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20541-000
Telefax: (21) 22241079
E-mail: sbmrjbr@yahoo.com

Comentários

  1. Só tinha era que tirar esta lua e esta estrela daí...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Munzer é um ótimo orador dos discursos da sexta feira,mas não é Sheikh,não se formou na Universidade de Medina.

      Excluir
  2. quais os dias q se pode ir na mesquita queria saber mas

    ResponderExcluir
  3. Retirem-se do ocidente!!! voltem para os Estados islâmicos.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde irmãos muçulmanos; não sou convertido, mas tenho estudado o Alcorão e tenho me apaixonado e me emocionado com amor; gostaria de saber se tem uma mesquita na zona oeste do rio de janeiro em Jacarepaguá ou perto, pois eu ir para a baixada fluminense é muito pesado para mim; embora Alla tenha todo esse prazer se eu o fizer; mas não sei andar ai e dependo de ônibus; por favor, me ajudem, anseio em me unir a congregação; Deus esteja convosco! Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. brasil jamis será islamizado! não venham aqui atrapalhar a nossa vida!

    ResponderExcluir
  6. brasil jamis será islamizado! não venham aqui atrapalhar a nossa vida!

    ResponderExcluir
  7. brasil jamis será islamizado! não venham aqui atrapalhar a nossa vida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa religião nunca será da paz,quando são minoria se fingem de santinhos, depois que crescem se tornam um braço executor matando e escravizando pessoas.. Podem pesquisar.. não existe nenhum país islâmico no mundo que tolera os ditos cristãos.. Religião política e hipócrita igual o comunismo socialista.. Morte ao islã...

      Excluir
  8. Boa tarde irmãos como eu faço para agendar uma visita na mesquita para aprender sobre o islan

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde.
    To nesesitado de limpa a bunda mas num tenho papel, me manda uma copia do alcorão pra limpa o cu.

    ResponderExcluir
  10. Allah é a cabeça da minha piroca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para de ser idiota,ninguem pediu a sua opinião e que eu saiba o Brasil e um pais laico e se for seguir sua linha de raciocinio vc não deveria nem estar aqui o querido o certo seria devolver o pais para os indios!!E ja que esta com essa marra toda vai arrumar um livro e estudar pra se desenvolve,vlw,vlw.

      Excluir
    2. Também... vendo por esse lado... Ele está em tudo!

      Excluir
  11. Boa noite irmãos , queria saber quando poderia ir visitar a Mesquita? Desde já obrigado

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Eu moro em Campo Grande rio de Janeiro. Quero saber se aqui tem mesquita?

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde!, não sei se o assunto é cabível. Mas tenho um amigo no Paquistão que está a procura de uma noiva. Ele 27 anos e é Engenheiro mecânico. Ele é Paquistanês mesmo.

    ResponderExcluir
  15. sala habibi eu morava em natal vim para baixada fluminense aqui tem alguna mmesquita ou sala de oração que ensina o alcorão.manda a resposta para meu .samihmissoes@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Salam gostaria de saber como faco pra agendar uma visita

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ISLAMISMO EM BELO HORIZONTE - MG

A MESQUITA DE CAMPO GRANDE - MS

A MESQUITA DE CAMPINAS - SP