A MESQUITA DE ANÁPOLIS


O estado de Goiás, apesar de ser um dos estados com o menor número de muçulmanos das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, é um dos poucos estados do Brasil a possuir mais de uma mesquita. Nesse blog já discorremos sobre uma das mesquitas do estado, a da cidade de Jataí, e hoje chegamos a segunda e última mesquita (não última comunidade) do estado, a da cidade de Anápolis.

A cidade de Anápolis é uma das cidades mais ricas do estado de Goiás, possuindo um grande número de industrias e lojas das mais variadas. Sua posição é bastante estratégica, ficando praticamente no meio do caminho entre Goiânia, capital do estado, e Brasília, a capital do país. A cidade sedia também uma das principais bases aéreas da FAB. Tamanha sua importância que sua população cresceu muito nos últimos anos, chegando a hoje a ter cerca de 350 mil habitantes e ser a segunda maior cidade de Goiás, perdendo somente para a capital. Isso tudo fez com que muitos árabes, principalmente libaneses se instalassem no local começando na década de 1950, e destes muitos eram muçulmanos. Isso levou a muito mais para frente a criação na cidade de um Consulado Sírio e outro Turco, devido ao grande numero de pessoas desses países que se instalavam na cidade. Hoje, infelizmente, não há mais nenhum sírio muçulmano na cidade, porém o numero de cristãos ortodoxos é grande.

A Mesquita de Anápolis foi fundada no ano de 1970 por muçulmanos libaneses, porém com o passar do tempo muçulmanos de outras nacionalidades, principalmente palestinos e egípcios se instalaram na cidade e aumentaram o número de muçulmanos que frequentam a mesquita. Também, certo tempo depois os brasileiros começaram a entrar na religião, e hoje o número de brasileiros frequentando a mesquita é relativamente alto. A mesquita fica num amplo terreno, tendo um estacionamento grande, e do lado de dentro dos muros da mesquita, algo que é difícil nas mesquitas em volta do país. Os dois andares do prédio foram bem construídos ficando os locais de oração, locais de ablução, biblioteca e ainda um local para as cerimonias em geral.

Hoje em dia quase toda a comunidade muçulmana da cidade segue a escola sunita, e os muçulmanos são principalmente libaneses e descendentes, palestinos, egípcios e brasileiros, o numero de africanos não é grande. A mesquita é dirigida pelo Hajj Kamal Hamideh, palestino, que também ajuda nas comunidades de Goiânia e Trindade. Nas sextas-feiras a mesquita não fica muito cheia devido ao fato da maioria dos muçulmanos locais trabalharem no horário das orações, porém em outros dias eles aparecem em grande número. Todos os domingos a mesquita oferece almoço para seus membros e aqueles que desejarem visitá-la.

Para quem quiser visitar a Mesquita, ela está localizada na Avenida Xavier de Almeida, 530, Cidade Jardim, Anápolis, GO.

Foto 1: A mesquita vista de lado. Foto 2: Muçulmanos orando numa sexta-feira. Foto 3: Eid Ul-Fitr na mesquita em 2012.

Comentários

  1. Olá,por favor continue postando,nunca pare,se precisar de ajuda é só falar,gosto muito do blog,gostaria de sabe se você sabe quantos muçulmanos vivem em Anápolis? e que eu moro em MT e aqui perto não tem nenhuma mesquita,a mais perto seria essa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O islã de vcs prega o ódio,o terror,et..e jESUS PREGA O AMOR.conheca o verdadeiro amor na pessoa de cristo. ele resuscitou e maomé está morto. jesus foi o único lider que prometeu a vida eterna. pense nisso. JOÃO CAPITULO 14:1...

      Excluir
    2. @Pastor Cleilson, você deveria ler mais sabia? Acha que o que puseram em sua cabecinha é o certo? aprofunda-se mais e depois podemos ter um debate inteligente, isso se você não perceber que Allah é o deus Verdade e que não há Deus se não Allah, como ia dizendo.. Leia meu amigo, exercite sua alma.

      Excluir
    3. @Pastor Cleilson, procure se informar mais sobre o assunto. Saia do seu mundinho de decorar trechos bíblicos e fazer a interpretação conforme convém para pregar para os irmãos. O Islamismo prega amor e fraternidade, assim como outras religiões também. NÃO CONFUNDA RELIGIÃO COM POLÍTICA!!! Preocupe-se em se tornar uma pessoa melhor assim que Deus disse, sem ofender outras religiões e culturas.

      Excluir
    4. @Pastor Cleilson, menos dízimo e mais amor.

      Excluir
    5. @pastor cleilson não sigo a religião do islã ,mas o senhor deveria se orientar por que o nosso deus prega sobre o respeito tenha respeito pela religião do outro .ja que vc é um pastor deveria ter um pouco mais de respeito a religião alheia ,se oriente

      Excluir
  2. Há uma mesquita em Cuiabá, talvez para você seja mais fácil. Bom, em Anápolis há cerca de 150 muçulmanos, dos quais cerca de 50 são brasileiros. Vale a pena conhecer.

    ResponderExcluir
  3. eu preciso de ajuda [visita] para uma irma que mora em anapolis, convertida. mas nao pode ir até a mesquita. por favor entre em contato 5181271982 [ whatsapp]

    ResponderExcluir
  4. gostaria de ir a uma reunião. como faço?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Unknown quão intolerante você é, acho que vc não trabalha, vive o dia inteiro entrando em sites judeus, muçulmanos para nos ofender.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo site, conheço a mesquita de passagem, também moro em Anápolis. Não sou muçulmano, sou judeu, mas fico feliz em saber que tem primos aqui em Anápolis com um bom trabalho religioso. Sejam Bem-Vindos!

    ResponderExcluir
  8. Vcs só esqueceram de colocar o horário de visitas. Minha filha tem que fazer um trabalho de escola e gostaríamos muito em perguntar ao sheik.

    ResponderExcluir
  9. Me desculpe meu caro senhor unknown nunca devemos criticar o que nao temos conhecimento e sem ofenssas somos filhos de um unico Deus,respeite o proximo que com certeza vc cera mais prospero e tera o respeito de todos que. Allah te abencoe.

    ResponderExcluir
  10. Me desculpe meu caro senhor unknown nunca devemos criticar o que nao temos conhecimento e sem ofenssas somos filhos de um unico Deus,respeite o proximo que com certeza vc cera mais prospero e tera o respeito de todos que. Allah te abencoe.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. praque mais INTOLERANTE quanto o ISLÃ que ameaça de morte
    a todos quanto não se converterem a maomé. o cristianismo traz amor, paz, anelo pelo próximo e não metralha, ou degola , como os mulçumanos fazem. jeová é DEUS e Jesus o seu filho. DEUS te ilumine.

    ResponderExcluir
  13. JEOVÁ É DEUS de abraão,isac e jacó, e JESUS é o seu único filho e salvador da humanidade, pra isso ele morreu na cruz e não maomé. ele ressuitou tá vivo e maomé não. os profetas sempre mencionaram o nome de jesus, porém nada fala a respeito de maomé. leia o novo testamento e conheça o verdadeiro AMOR. SHALOM ADONAI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pastor com todo respeito eu te peço por favor respeite a crença a religião do Islã eu não sou convertida sou brasileira batizado na igreja católica e eu não concordo com que você está dizendo isso tudo que você diz te rebaixa porque para ser um pastor de ovelhas têm que ter firmeza e palavra certa na boca para dizer você está dizendo passei minhas você não tem certeza do que diz pelo que parece você nunca estudou nem sequer sua Bíblia tenta conhecer o alcorão isso não fará de você uma pessoa pior

      Excluir
    2. O mundo inteiro conhece o direito do livre árbitro e se o Islã fosse proibido com certeza os governantes não aceitariam eles entrarem no Brasil você não é dono do mundo você não pode escolher quem vem quem vai o que pode acontecer sobre a nossa terra quem te garante que a sua religião é honrada por Deus e nem por isso as pessoas te abomina por isso eu gosto de toda palavra que fala em Deus e creio que a maioria das pessoas são assim menos você

      Excluir
  14. Intolerante? @Pastor Cleison e Desconhecido (que por motivos óbvio esconde a identidade)
    Assim como tudo existem extremistas, vocês só ficam assustados com o Islam por que a mídia que afeta a cabeça de vocês mostra apenas um lado que da história sem profundas pesquisas. falando em extremistas vocês são bons exemplos disso, indo em sites de outras religiões para difamar, não têm nada melhor pra fazer? vão ajudar alguém que precise, acham que vindo aqui e falando estão fazendo favores a alguém... não existe nenhum deus a não ser Allah e Mohamed é o seu profeta. E se vocês quiserem ao menos parecer menos ignorantes quanto à maioria dos assuntos, façam um favor a si mesmos e Leiam, mas leiam bastante para compensar os anos de alienação que vocês tiveram. Passar bem!

    ResponderExcluir
  15. Sou de Goiânia quero muito conhecer mais sobre Allah e seu profeta Mohamed! aqui em Goiânia existe algum lugar onde posso procurar o conhecimento? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah perdão.. Meu nome é Milton Teixeira meu e-mail é miltonteixeirafbkmk@hotmail.com que Allah abençoe a todos!

      Excluir
  16. Sou brasileria e moro fora do Brasil ja tem 16 anos e tou vendo o tanto q muitos aqui são ocultos tem q ler mas pra saber antes q abri a boca pra falar merda vcs só sabe o q vcs ver na televisão mas conhercer bem a religião musumam de verdade vcs não conhece eu sou evangélica e vivo com um mursuma ñ enzirte isso de degola a nada

    ResponderExcluir
  17. Slum Dunk, ... e nao sou cristao mas è inevitavel constatar a profunda intolerancia do Alcorao contra tds q nao abraçam a religiao islamica ( Ebreo=macacos Cristao infiel errante Ateo vagabundo ). Centenas de versos intolerantes e discriminatorios sao presentes nas Shuras do Alcorao e nao precisam d muita interpretacao ... sao mandamento bem marcados q nao tem nada a ver com religioes pacificas. Islam nao respeita q nao è Islam. A religiao mais involutiva do mundo....a volta ao fanatismo sanguinario dum Josuè ou dum Ismael. Poupe nos falsidade apologeticas e farneticacoes. E' um livro d ensinamento fundado na intolerancia ...deveria ser atè proibido.

    ResponderExcluir
  18. Quanta ignorância e intoler! O Islã tem o mais profundo respeito pelo Messias, Jesus, filho de Maria, que retornará ao mundo no Dia do Juízo Final. Ele foi um mensageiro de Deus e seu Verbo, com o qual Ele agraciou Maria, por intermédio de Seu Espírito. Os muçulmanos só a Deus adora e somente a Sua ajuda buscam. Não há divindade além de Deus, Allah, no idioma árabe, palavra qu provém do aramaico, a língua falada por Jesus

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ISLAMISMO EM BELO HORIZONTE - MG

A MESQUITA DE CAMPO GRANDE - MS

A MESQUITA DE CAMPINAS - SP