A MESQUITA DE LAGES SC


Hoje, em nosso blog, depois de um longo tempo sem escrever no mesmo, chegamos a nossa segunda Mesquita do estado de Santa Catarina, é uma das duas do estado, e uma das 4 comunidades islâmicas do estado, a Mesquita da cidade de Lages (numa publicação anterior já falamos sobre a Mesquita da cidade de Criciúma). A cidade de Lages está localizada no sul do estado, sendo que seu município já faz divisa com o estado do Rio Grande do Sul, e possui uma população de cerca de 150 mil habitantes, fazendo dela uma das maiores do estado.

Acredita-se que os primeiros árabes a chegarem a Lages na década de 1960, apesar de não ter dados ou trabalhos falando claramente sobre isso, mas sabe-se que em sua grande maioria eram sírios e libaneses cristãos que deixaram seus países. Porém entre tais, como em toda onda migratória notamos também a presença de muçulmanos, que logo começaram a ser organizar e em Abril de 1980 os muçulmanos abrem a Sociedade Islâmica de Lages, como relatam os jornalistas da época, e começam a construir a mesquita local para os muçulmanos ter um local grande de reunião. Assim, depois de alguns anos de trabalho, em 1986 é fundada a Mesquita da cidade de Lages. Por cerca de treze anos, essa foi a única mesquita do estado de Santa Catarina.

A mesquita de Lages tem uma bela arquitetura, contrasta as cores de verde e branco pelo lado de fora, e por dentro a beleza na distribuição de cores, na posição dos móveis e luminárias dá grande beleza ao local. Nela ainda há, além do amplo salão de rezas, uma biblioteca, salas para aulas e aposentos para o Sheik. A comunidade muçulmana local é totalmente sunita, e é formada por cerca de aproximadamente 50 famílias, muitas com origem árabe, porém já há um grande número de revertidos brasileiros, e a mesquita fica aberta sempre para atividades e visitas de alunos ao local. A mesquita é uma das poucas no interior do Brasil que fica aberta para todas as orações diárias dos muçulmanos em todos os horários (menos a da manhã) e todos os dias. O líder religioso local é o libanês Sheik Osman Mohamed Charif, e está ligada a CDIAL, sediada em São Bernardo do Campo, SP. A mesquita é aberta a quem quiser visita-la.

Endereço:

Avenida Castelo Branco, 583, Universitário, próximo a UNIPLAC, Lages, SC.

FONTE:

www.clmais.com.br/informacao/

Comentários

  1. Assalam Alaykum, Hussein,
    muito bom conhecer a mesquita através da foto e saber da história.
    visite meu blog também, se puder comentar, agradeço,
    Paz para todos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Hussein.
    Conheci a mesquita de Lages e tenho dúvidas em relação ao significado dos símbolos pintados nas paredes. Tenho a foto caso queira ver... meu e-mail: amandaloss02@yahoo.com
    Aguardo uma resposta! Grata

    ResponderExcluir
  3. por que as mulheres na pode entra só pra saber.pois quero muito ir na mesquita mais nao sei como me comporta obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz , voce e qualquee mulher pode ir visitar. Por duvidas sobre roupa use algo meio largo que cubra seu corpo. Ex vestidos longos que tampe color e pernas . Creio que alguma irma lá vai ajudar nisso.

      Excluir
  4. Olá Hussein tudo bom? Tenho um amigo que chegou em minha cidade essa semana ele quer saber os dia que vcs abrem e horario

    ResponderExcluir
  5. Quero muito conhece. Como faço? Qual roupa usar e quais dias que vocês abrem

    ResponderExcluir
  6. Olá Hussein! Estou estudando sobre a cultura árabe. Gostmuito das informações acessadas. Gratidão.

    ResponderExcluir
  7. Oi, eu moro numa cidade de São Paulo, E conheci uma pessoa filha de um Sírio que morou aí em Lages, e acabei perdendo o contato, e eu gostaria de saber se tem algum site, alguma forma de pesquisar sobre os sobrenomes das famílias descendentes de Árabes ai em Lages.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ISLAMISMO EM BELO HORIZONTE - MG

A MESQUITA DE CAMPO GRANDE - MS

A MESQUITA DE CAMPINAS - SP