quarta-feira, 26 de outubro de 2016

A MESQUITA DE CAMPINAS - SP

Depois de ficarmos sem vir a esse blog por um longo tempo, aqui estamos de volta, hoje para falar de uma das belas mesquitas e comunidades islâmicas do interior de São Paulo, a da cidade de Campinas.

A cidade de Campinas se localiza no leste do estado, bem próxima a Jundiaí e Bragança Paulista, no caminho de Ribeirão Preto para a capital. Tendo sido fundada em 1774, a cidade cresceu muito, pois sempre atraiu pessoas de diversos lugares do país e hoje é a terceira maior de São Paulo, com mais de 1 milhão de habitantes, o que garante a 4a maior renda do estado. Com tantos atrativos, lógico, começou a atrair comerciantes árabes (libaneses e sírios principalmente) para a cidade, onde alguns deles, muçulmanos, começaram a se reunir ainda na década de 1960.

Assim, nessa década de 1960 os comerciantes libaneses muçulmanos e também alguns de outras nacionalidades começaram a se reunir para fazer orações em conjunto, e no final da década já tinham resolvido construir a mesquita e fundado a Sociedade Islâmica de Campinas (SIC) e logo começaram a construção da mesquita. A mesquita foi então fundada em 26 de abril de 1977, sendo assim a terceira mais antiga do estado.

A mesquita conta com a liderança atual do Sheik Mahmoud Abdelmotajali, egípcio, que começou a ministrar sermões e aulas no início deste ano. A mesquita ficou um longo tempo sem Sheik, devido a problemas locais, porém nesse momento já tem um novo. A mesquita conta com amplos locais, jardins e pátios para a confraternização dos muçulmanos locais, que já são das mais múltiplas nacionalidades, inclusive brasileiros, contando com aulas de idiomas e religião ministradas para brasileiros no local.

Quem quiser visitar, a mesquita está localizada na Rua Rua Professor Nicolau Marchini, 87, São Quirino, Campinas, SP.



2 comentários:

  1. Assalamu Alaikum wa Rahmatullahi wa Barakatuh bem vindo senhor sheik Mahmoud Abdelmotajali ha nossa região de campinas eu sou khadija sou muçulmana 5 anos a 4 anos visitei a mesquita de campinas pela ultima vez sinto muito pela morte da irma Farida que. Allah swt a tenha em melhores lugares do paraiso .. Gostaria de ter noticias de voces da mesquita pois nao vou frequentemente as poucas vezes que eu frequento e em Jundiaí por que meus pais e parentes moram la mas por quw as irmãs da mesquita de campinas sao tao suberbas ?? Eu tentei contato com varias mas simplismente me viraram as costas nao ligaram para mim eu Alhamdulillah aprendi tudo com ajuda de Allah swt por que delas eu nao tive apoio entrei no islam porque sonhei com a permiçao de Allah swt .. Que meu filho tinha pedido koran e no sonho ele tinha pedido 3 vezes foi esse sonho a lembrança de Allah swt que me fez pescitir sou pobre muito pobre analfabeta e hoje recito a surat alfatiha .. An nass al ikhlass e ayat kurse .. Logico ainda nao esta tao perfeito reciso fazer melhoras ..e trabalho muito o tempo e curto para mim meu filho como que tive no sonho esse ano 2018 se tornou muçulmano em feveiro de 2018 mas ainda nao reza Alhamdulillah com a misericórdia de Allah swt eu ja rezo em arabe tambem as 5 oraçoes diarias. Alhamdulillah foi dificil compreender muita coisa mas Alhamdulillah estou aprendendo falta muita coisa e ate o fim da minha vida vou aprender in sha Allah swt .. Mas que ne deixa chateada e atitude das irmãs da mesquita de campinas que principalmente as que moram aqui na minha cidade aqui nao se unem nao ligam nao dizem salam bloqueiam a gente em pagina subhan Allah .. Sera que por eu ser pobre ?? Ou por que sou um pecador e elas nao ??? Seria por que nao sou casada ?? Ou seria por que elas sao melhores que eu e nao vao ter jugamento ?? .. Sinto muito dizer senhor sheik mas como um dia avera uma mesquita em minha cidade sendo que as irmas daqui tem nojo uma da outra e prefere amizades fora da comunidde ? Alhamdulillah elas me deixaram sozinha mas Allah swt nao me deixou e nem os os outros sheik e irmas de outra cidades por favor envie noticias minha para senhor Jader talvez ele se lembre de mim o presidente da mesquita diz que to firme aqui Alhamdulillah mesmo ninguem de campinas e cuidando de mim me apoiando to bem Allah swt cuidou e cuidara de mim in sha Allah obrigado senhor sheik por sua atenção e mais um vez bem vindo .. A unica irma que me deu uma atenção foi Farida essa Allah swt levou agora ... Alhamdulillah por tudo .. Assalamu Alaikum wa Rahmatullahi wa Barakatuh

    ResponderExcluir
  2. eu sou uma brasileeira me chamo Rosa sou evangelica descubri a pouco tempo o alcorão e tenho uma vontade imensa de conhecer melhor a religião de vcs quero conhecer tudo sobre o profeta murammed..que a paz esteja com ele moro em campinas e quero saber como faco pra frequenta a mesquita meu telefone 19 987158073 por favor me aludem a chega ai...

    ResponderExcluir