A MESQUITA DE CAMPO GRANDE - MS

 
 Hoje, na continuação de nossa série sobre as mesquitas do Brasil, falaremos sobre a maior comunidade muçulmana da região Centro-Oeste, a da bela cidade de Campo Grande, capital do estado do Mato Grosso do Sul.

Campo Grande é uma cidade fundada no ano de 1899, apesar de já haver assentamento naquelas terras desde 1872. Os primeiros árabes a se instalarem na cidade foram em meados da década de 1970, atraídos pelo crescimento da cidade que estava se tornando a capital de um novo estado do Brasil que estava se dividindo do seu irmão do norte. A cidade ainda havia de crescer muito, atraindo cada vez mais investimentos e imigrantes, tanto de outros estados brasileiros, como de outros lugares do mundo. Os imigrantes árabes das décadas de 70 e 80 eram principalmente sírios e libaneses, sendo a maior parte dos sírios cristãos, e um bom número de libaneses muçulmanos. No final da década de 1980 é fundada a entidade que cuidava dos muçulmanos na cidade, e chamaram o arquiteto de origem árabe Jorge Hadi para desenhar a mesquita, no qual foi baseada em mesquitas tradicionais islâmicas, sem seguir um modelo arquitetônico claro de alguma mesquita do mundo. Tão logo a Mesquita de Campo Grande começaria a ser construida. A Mesquita Luz da Fé, como foi nomeada, foi fundada no ano de 1990, e desde aquele momento já atraiu cada vez mais muçulmanos para o local e os olhares da comunidade da cidade.

O real crescimento da comunidade islâmica de Campo Grande se deu a partir da década de 2000, quando os abatedouros halal's (tipo de carne que o muçulmano pode ingerir) foram sendo construidos na cidade e arredores, e iam atraindo mão-de-obra de muçulmanos que viviam em outros estados brasileiros, o que levou a um aumento considerável da comunidade local. O número de brasileiros revertidos começou a aparecer também, algo que elevava o número de muçulmanos da mesquita. Hoje é registrado que existam cerca de 400 famílias de muçulmanos na cidade, o que faz com que a cidade tenha o maior número de muçulmanos de toda a região Centro-Oeste do país.

A Mesquita Luz da Fé conta hoje com amplos espaços para os muçulmanos fazerem suas rezas e celebrações em geral. A sala de orações é grande e amplamente enfeitada com arabescos e partes do Alcorão em suas paredes. Do lado de fora há amplos jardins e uma quadra esportiva usada principalmente para as crianças da comunidade brincarem. Até o ano de 2012, o sheik da Mesquita era o egípcio Salama, porém a mesquita precisava de alguém que soubesse falar o português, então no ano de 2013 entrou Sami Qurt como sheik da Mesquita, esse último seguindo uma linha mais saudita.

Para aqueles que desejarem visitar a Mesquita Luz da Fé, ela se encontra na Avenida América, 657, Vila Planalto, Campo Grande, MS; aberta todos os dias, mas principalmente na sexta-feira para o sermão de sexta (khutba). A Mesquita ainda oferece aulas de religião e árabe em outros dias.

Imagens: 1 - Mesquita vista por sua entrada, na Av. América. 2 - Parte interior, durante uma sexta-feira. 3 - Celebrações do Eid Ul-Fitr em 2013.

Fonte: Jornal UCDB, de 23 de abril de 2008.

Comentários

  1. Ótimo post. Excelente fonte de informação.

    ResponderExcluir
  2. A Mesquita de Campo Grande é mesmo muito linda. Os irmãos muçulmanos desta cidade são extremamente acolhedores.

    ResponderExcluir
  3. Ajudou no meu trabalho, tirei 9,25 hehehehe

    ResponderExcluir
  4. Quero ser muçulmana por favor alguém pode me ajudar fone 991039662

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de aprender o arabe gostaria de fazer aulas. Algum me endica um professor aqui em Campo Grande Ms

    ResponderExcluir
  6. Mulher pode frequentar? Gostaria de ir e levar minha família

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, só que fica separado dos homens, é bem sistemático o assunto, mais de uma passada lá pra conferir.

      Excluir
    2. Queria conhecer a mesquita como que faço. Tem algum telefone p contato?

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ISLAMISMO EM BELO HORIZONTE - MG

A MESQUITA DE CAMPINAS - SP