A MESQUITA DE CUIABÁ, MT
A cidade de Cuiabá, capital do Mato Grosso é a maior e mais populosa cidade do estado, com cerca de 550 mil habitantes. Cuiabá tem a fama de ser a capital mais quente do país, e guarda em seu seio, uma das mesquitas do Brasil com o mais belo interior.
A história da cidade se confunde com a história da interiorização do país, ou seja, o processo de se ir populando o interior do país. Bandeirantes se aportaram no local que hoe é a cidade no final do século XVII e início do XVIII. A fundação da cidade se deu em 1719, porém seu real início se deu em 1723 com a construção da igreja matriz da cidade. Logo se deu o crescimento da cidade, em dois séculos se tornou a cidade mais importante da região centrooeste, porém foi perdendo status com a criação de Brasília na década de 1950 e depois com a criação do estado do Mato Grosso do Sul, no final da década de 1980.
Os primeiros árabes a aparecerem na cidade, foram na década de 1920, eram em sua maioria sírios e libaneses, sendo a grande maioria destes cristãos, porém os muçulmanos logo começaram a aparecer, até que esses se tornaram a maioria entre os árabes. A pedra fundamental do que seria a Mesquita de Cuiabá foi colocada no ano de 1976, e a Mesquita foi inaugurada no ano de 1978, sendo o mais interessante da história da construção da mesquita que o minarete da mesma foi construído na Arábia Saudita e enviado para a cidade.
A Mesquita de Cuiabá não é uma mesquita muito grande, em termos de construção é uma das menores do país, porém abriga uma beleza interna muito grande, com tapetes rosados fazendo contrastes com as paredes coloridas, parecendo muito com mesquitas africanas subsaarianas. Além disso a mesquita conta com um estacionamento para membros e algumas áreas internas a mais, onde são realizadas as festas da comunidade.
Hoje acreditase que haja cerca de mil muçulmanos que morem em Cuiabá, o número já foi maior, mas muitos se mudaram para maiores centros urbanos, sendo deste cerca de mil um grande número de libaneses, sírios, egípcios, sudaneses e outros, e alguns brasileiros revertidos a religião. A comunidade toda é de orientação sunita.
Quem desejar conhecer a mesquita, ela está localizada na região do Morro da Luz, no bairro Bandeirantes e está aberta toda sexta feira de 11 da manhã até as 14 horas para as orações de sexta, e todos são convidados a conhecer a mesquita, e também há aulas de religião no sábado para quem quiser conhecer mais sobre o islamismo.
Fontes:
Enciclopédia Barsa, ano 2000, vertebre Cuiabá;
Enciclopédia Barsa, ano 2000, vertebre Cuiabá;
Culturacuiaba.wordpress.com
Gostaria de saber se qualquer pessoa pode visitar, e se pode que dia da semana, tenho vontade de me converter a religião de vcs.
ResponderExcluirPor favor não faça isso
ExcluirPode visitar sim, pode ir como visitante individual, com grupo, com turma de escola, faculdade. A mesquita sempre recebe visitantes, pode dar uma ligada pra ver os horários e ir
ExcluirEu gostaria muito de conhecer a Mesquita ,
ResponderExcluirOlá sou brasileira mais me converti para a religião muçulmana que é o Islam,e gostaria de conhecê-lo a Mesquita do Cuiabá MT
ResponderExcluirPreciso sabe r o de eu encontro roupa para o noivo,meu noivo e libanês e ele deseja casar com as vestimenta da religião de seu pai.
ResponderExcluirBom DIA!
ResponderExcluirGostaria de ter informações sobre casamento na mesquita, meu noivo está vindo de Rhiapara casarmos. Quais os procedimentos, agendas.