COMUNIDADE ISLAMICA DE SALVADOR - BA


Muçulmanos de Salvador comemorando o Eid apos o Ramadan, em 2011.

Para começar a serie com a historia das comunidades islâmicas do Brasil, resolvi começar com a mais conhecida das historias, a de Salvador – BA. Essa é a mais conhecida devido a Revolta dos Escravos islamizados locais no ano de 1835.
O Início: Não se sabe ao certo quando o Islam chegou a Salvador, porém a hipótese mais certa é que tenha chegado junto com os escravos tragos pelos portugueses da costa ocidental da África, de regiões onde hoje se encontram a Nigéria, o Benin e Guiné. Esta região africana foi dominada por povos árabes muito antes da chegada dos portugueses, e com isso a influencia árabe no local foi grande, levando aqueles povos a se converterem ao Islam. Aqui no Brasil, esses povos foram impedidos de praticarem suas crenças, porém por causa delas eles se mantiveram unidos. Uma Igreja construída por escravos dessas regiões foi erguida no século XVIII em Salvador, no atual bairro da Lapinha, e ate hoje ela conserva seu aspecto mouristico, tendo ela, inclusive, inscrições em árabe em varias partes da mesma.
A Revolta de 1835: Os escravos islamizados de Salvador se reuniam em varias reuniões secretas na cidade, e La planejaram uma revolta para a implantação de um estado islâmico no Brasil. Porém a revolta fracassaria por causa de traidores. Ela se deu em janeiro de 1835, e seus organizadores foram punidos exemplarmente. Essa revolta ficou conhecida como Revolta dos Malês.
O Islam Hoje: Depois dessa revolta o islam praticamente desapareceu da Bahia, só voltando a reaparecer significativamente já no fim do século XX. Hoje a comunidade islâmica de Salvador é formada por imigrantes árabes ou africanos principalmente de regiões como Burkina-Faso e Nigéria; e muitos brasileiros revertidos ao islam. Assim, este muçulmanos criaram o Centro Cultural Islâmico da Bahia (CCIB), localizado no bairro de Nazaré, e aberto de segunda a sábado. O Sheik Abdul Ahmad, nigeriano, eh o líder da comunidade. Apesar das muitas dificuldades, de acordo com o CCIB, em Salvador há mais de 800 muçulmanos, e um local de oração.


Sheik Abdul Ahmad, lider dos muçulmanos de Salvador.

Endereço do CCIB:
Rua Dom Bosco, nº 190 - Nazaré CEP: 40050-530 - Salvador – BA
Funcionamento: De Segunda a Sábado, das 8 as 16 horas.

Fontes:
http://www.ccib.org.br/ - Site da CCIB.
http://www.jornaldafacom.ufba.br/jornaldafacom2/v4/reportagens/reportagem_15.html - Matéria da Folha da Facom, de 2007 sobre o islam em Salvador.

Comentários

  1. Eu sou favorável, que os adeptos do islamismo, morem na Bahia, como em todo o Nordeste.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber como funciona, as diferenças entre as religiões, como vivem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ISLAMISMO EM BELO HORIZONTE - MG

A MESQUITA DE CAMPO GRANDE - MS

A MESQUITA DE CAMPINAS - SP