O ISLAMISMO EM JATAÍ - GO


Vista da entrada da Mesquita de Jataí, Goiás.

Para darmos continuidade a série sobre mesquitas e comunidades islâmicas brasileiras, entrevistei Muhammad Ali, professor de Religião da Mesquita de Jataí, no estado de Goiás. Muhammad Ali estuda na ILAEI, que tem sede em Maringá – PR, estando no segundo bimestre. M. Ali é brasileiro e muçulmano revertido a cerca de seis anos.

Jataí é uma pequena cidade do interior goiano, próxima a Rio Verde, e a cerca de 320 km de distancia da capital Goiânia. A cidade tem cerca de 90 mil habitantes e recebeu os primeiros habitantes oriundos do Oriente Médio, principalmente libaneses, sírios e palestinos, na década de 1960 e 1970, que vieram estabelecer comércio na cidade.

Um grupo de palestinos, comandados pela família de Said Abdallah (também fundador da rede Estrela de Móveis), iniciou o projeto da construção da Mesquita de Jataí na década de 1960 e foi inaugurado a mesquita no ano de 1968, porem por falta de subsídios, a mesquita jamais foi terminada, hoje funcionando somente a parte destinada as orações. Hoje Said Abdallah não está mais entre nós, porem sua memória como pioneiro do islam em Jataí continua. (Na foto abaixo, comemoração da festa do Eid de 1432 (2011)).

Atualmente a mesquita continua reunindo brasileiros e árabes em seu interior para as orações. A mesquita conta hoje com cerca de 200 membros, sendo somente 6 totalmente brasileiros, os demais todos árabes ou descendentes. Isso mostra uma ainda dura realidade do islam no Brasil, porem a comunidade islâmica de Jataí quer mudar isso, já fazendo projetos de dawa (divulgação do islam) para cidades circunvizinhas. A mesquita não conta com um Sheik, porem um irmão palestino chamado Barjat faz o papel de Imam da mesquita, dirigindo as orações e proferindo as khutba’s (sermões) na sexta-feira. A mesquita ainda conta com as aulas de religião toda quarta-feira a noite, que é ministrada pelo irmão Muhammad Ali, o entrevistado.

Para aqueles que desejam visitar a mesquita, ela está localizada na Avenida Goiás, numero 1347, Centro - Jataí- GO.


Momento de estudo no interior da Mesquita.


Comentários

  1. Alguém pode me dizer os horários que a mesquita em jatai Goiás funciona?

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria de saber se é verdade que tem um pessoal paquistanês que vai a sua mesquita,tem um amigo que precisa da ajuda deles,se tiver contato por favor me ajuda com número de telefone

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho interesse em conhecer o islam e se possível me comunicar com a comunidade, ir à mesquita.

    ResponderExcluir
  4. Muhammad Ali,por favor eu preciso muito de sua ajuda. Precisamos conversar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ISLAMISMO EM BELO HORIZONTE - MG

A MESQUITA DE CAMPO GRANDE - MS

A MESQUITA DE CAMPINAS - SP