IRÃ APROXIMA-SE DOS MOVIMENTOS POPULARES NO BRASIL

O encontro realizado entre o presidente iraniano, Mahmoud Ahmednejad (FOTO), no último dia 21, durante a Cúpula dos Povos, na Rio+20, e os intelectuais, mídia independente e dirigentes de movimentos sociais brasileiros protagonizou um novo relacionamento entre a República Islâmica e os movimentos populares no Brasil e da América Latina.

Estiveram presentes ao evento diversos setores da mídia independente, dirigentes das TVs Comunitárias, revistas, portais, blogs e sites importantes. Entre os jornalistas, Beto Almeida, Mario Augusto Jakobinski, Sérgio Caldiéri, Valter Xéu, José Reinaldo Carvalho e Laerte Braga, dentre outros, em especial blogueiros de grande influência na mídia alternativa.

Dentre os representantes de movimentos no entanto destacou-se a presença da Presidente do CEBRAPAZ e do CMP, Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes, que enfatizou a necessidade de se fortalecer a luta mundial pela Paz e contou com o apoio e uma especial referência do presidente iraniano. Praticamente todos os partidos de esquerda estavam presentes ao evento. O filho do ex-presidente João Goulart, deposto em 1964 com apoio dos EUA, João Vicente Goulart, também saudou o presidente Ahmednejad e recebeu dele especial atenção.

Dentre os intelectuais e formadores de opinião no país, diversos professores, jornalistas e escritores, além de políticos influentes do governo Lula e Dilma, lideranças femininas e do movimento de mulheres como também um grande número de antigos combatentes da ditadura e sobreviventes da luta contra o regime militar no Brasil.

Ao todo, dos sessenta participantes do evento, o presidente iraniano ouviu vinte e cinco deles durante duas horas, sem interrompê-los em um só momento, e só ao final falou respondendo a todos, o que aumentou ainda mais o respeito e a admiração dos presentes pela paciência do líder e estadista persa, e o interesse por ele demonstrado em saber dos problemas brasileiros e das questões da América Latina, além de temas como a Paz Mundial e o Meio Ambiente e de como ele poderia ajudar aos movimentos sociais em suas lutas para construção de um projeto popular desenvolvido neste sentido.

Encerrando a conferência com muitos agradecimentos e aplaudido de pé, o presidente Ahmednejad convidou aos presentes a visitarem o Irã e a conhecerem o país e ao povo iraniano para ampliarem as várias áreas de intercâmbio de diversas formas entre movimentos sociais, intelectuais, estudantes, juventude e a mídia independente brasileira e de seu país.

FONTE: http://www.ibeipr.com.br/noticias.php?id_noticia=839

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ISLAMISMO EM BELO HORIZONTE - MG

A MESQUITA DE CAMPO GRANDE - MS

A MESQUITA DE CAMPINAS - SP