O RAMADAN - I

Parte I

Está entrando para nós muçulmanos o mês sagado do Ramadan. Nessa postagem de hoje, totalmente voltada para não-muçulmanos que estão buscando aprender ou aprender um pouco mais sobre nossa religião, eu explicarei resumidamente esse pilar da religião islâmica.

O Ramadan é o nono mês do calendário islâmico, um mês no qual os muçulmanos cumprem um dos cinco pilares de sua religião, o Jejum. Esse jejum deve ser feito entre o nascer do sol até o sol se por, e durante esse tempo deve-se evitar ingerir qualquer tipo de comida ou bebida.

Durante o mês do Ramadan, um muçulmano não deve somente jejuar, suas boas ações, suas orações, sua recitação e leitura do Alcorão, sua união com outros muçulmanos deve aumentar. Nesse mês, todas as hostilidades entre muçulmanos devem cessar, e a união entre os mesmos deve prevalecer.

O mês do Ramadan é o mês que Allah (swt) revelou o Alcorão através do arcanjo Gabriel ao Profeta Muhammad (saws), e isso fez na noite do decreto (ou noite o Al Qadr, em árabe). Assim Allah (swt) dignificou esse mês para que seus servos jejuassem em submissão e lembrança d’Ele. (Alcorão 2:183–187).


Sobre o Jejum do Ramadan, o Profeta Muhammad (saws) disse:

“No Radaman, praticai a caridade com os vossos pobres e os vossos indigentes, reverenciai os mais velhos, sede benevolentes para com os vossos pequeninos e considerai os vossos parentes”.

“No Ramadan, sejais ternos e carinhosos para com os órfãos das pessoas, para que elas sintam o mesmo com os vossos órfãos”.

“Quem cumprir um ato obrigatório durante o mês de Ramadan, sua recompensa será equivalente àquela daquele que cumpriu setenta obrigações durante mêses..”

“Ó humanos, neste mês as portas do Paraíso estão abertas; rogai, pois, ao vosso Senhor para não fechá-las para vós. E as portas do Inferno estão fechadas no Ramadan; rogai, pois, ao vosso Senhor para não abri-las para vós. Os demônios por sua vez estão ansiosos e sedentos, suplicai, pois, ao vosso Senhor para não permitir que eles se apossem de vós”.

Esses são alguns ditos do Profeta Muhammad (saws) encontrados nas mais diversas tradições a respeito do Ramadan.


Acontecimentos do Mês do Ramadan:
• Revelação do Alcorão Sagrado ao Mensageiro de Deus, o Profeta Mohammad (saas) através do arcanjo Gabriel, na Noite do Decreto (Lailat al-Qadr).
• Falecimento do tio do Profeta Mohammad, Abu Tálib (as), pai de Ali Abu Talib (as) e Jafar Abu Talib (as), ele defendeu o profeta Mohammad (saas) até o ultimo momento de sua vida.
• Falecimento de Khadidja bint Khuailid, primeira esposa do Profeta Mohammad (saas).
• Nascimento de Al-Hassan Ibn Ali Abu Talib no décimo quinto dia do mês de Ramadan do ano 3 da Hégira. Hassan é considerado pelos xiitas como o segundo Imam, e pelos sunitas como o sucessor de Ali no Califado.
• Batalha de “Badr” que foi a primeira ocorrida entre o exército dos muçulmanos, sendo liderados pelo Mensageiro de Deus (saas), e o exercito dos incrédulos e idólatras, no dia 17 do mês de Ramadan do ano 2 da Hégira (623 d.C.).
• Conquista de Meca pelo Mensageiro de Deus (S.A.A.S.), no dia 21 de Ramadan do ano 8 da Hégira (630 d.C.). O Mensageiro de Deus entrou com os muçulmanos em Meca conquistando-a e não levantou nenhuma espada nem derramou nenhuma gota de sangue. Os ateus e os idólatras pensavam que o Mensageiro de Deus (saas) iria se vingar deles, mas ele os garantiu a proteção e os perdoou. A surata Annasr – Capítulo 110 – foi revelada neste dia e fala sobre esta ocasião.

Para terminar, uma mensagem retiradada das tradições de nosso Profeta Muhammad (saas) para os muçulmanos:

“Ó humanos, eis que chegou para vós o mês de Deus, com a bênção, a misericórdia e a remissão, sendo Ramadan um mês privilegiado entre os demais diante d’Ele, pois seus dias são os mais excepcionais, suas noites as mais extraordinárias e suas horas as mais singulares...”

Na segunda parte veremos as diferenças entre sunitas e xiitas durante o Ramadan.
__________________________________________________________
Partes do texto foram retiradas do livro "O Jejum no Islam" do Sheik Taleb H. Al Khazraji.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ISLAMISMO EM BELO HORIZONTE - MG

A MESQUITA DE CAMPO GRANDE - MS

A MESQUITA DE CAMPINAS - SP