terça-feira, 16 de outubro de 2012

JORNAIS E REVISTAS ISLÂMICAS DO BRASIL

No Brasil há diversas publicações jornalísticas voltados para o islam, tanto pelos sunitas, Como pelos xiitas. Vejamos aqui algumas delas:

Jornais:

Al Fajr (A Alvorada):

Publicação jornalística da CDIAL (Centro de Divulgação do Islam para a América Latina). O jornal é novo, e tem uma característica própria, que é a colocação das notícias que estão em português, em sua forma árabe no final da mesma. O jornal é amplamente distribuído no Brasil, só que, por casa da distancia e da falta de interesse de alguns, em certos locais do país o jornal sempre chega com muito atraso.

Iqra, A Chave do Conhecimento:
Esse é o jornal oficial da UNI (União Nacional Islâmica) que é a entidade que cuida de algumas mesquitas de São Paulo e região, e é sediada na Mesquita do Pari, localizada no bairro do Brás, em São Paulo. O jornal está em sua segunda edição, e na sua primeira houve uma excelente matéria sobre a Mesquita de Santo Amaro.

Assiráj:
Jornal publicado pela Mesquita de Curitiba, com as notícias locais acerca do Islam. O jornal é um dos mais antigos do Brasil no que tange ao Islam. Foi objeto de vários estudos acadêmicos. Atualmente sua publicação encontra parada, por motivos desconhecidos desse blog.

O Islam:
Jornal da Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, de Foz do Iguaçu. O jornal cobre as noticias locais acerca do islam e da comunidade árabe. O jornal já conta com quase 100 edições e já foi o mais amplamente distribuído pelo Brasil porem atualmente só é distribuído na própria Foz do Iguaçu, porem suas edições ficam em pdf para aqueles que desejarem ler.

Revistas:

Evidências:
Revista publicada pela ABIB (Associação Beneficente Islâmica Brasileira) sediada na Mesquita do Brás, em São Paulo. A ABIB e a Mesquita são entidades muçulmanas xiitas, por isso, suas publicações são voltadas para essa escola islâmica. A revista já teve 15 edições, porem atualmente se encontra parada sua impressão por motivos desconhecidos.

Conhecimento Islâmico:

Outra revista da escola xiita, porem essa pertence a organização Amigos do Islam, fundada por um estudante brasileiro da Universidade de Qom, no Irã. A revista é nova e já conta com 3 edições.

Luz do Islam:
Versão brasileira da revista hispano-americana de mesmo nome. Esse é um projeto de tradução de um dos presidentes da WAMY, outra instituição que cuida do islam na América Latina. A publicação só tem um numero até agora e não impresso, somente disponível no site da mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário