COMUNIDADE AHMADIA NO BRASIL



Das seitas neo-proféticas do islam, ou seja, da que aceitam um novo profeta após Muhammad (saas), a Comunidade Ahmadia é a que mais se mantem perto do islam. Os Bahaí’s (a outra seita neo-profética) abandonaram vários preceitos do islam, como as cinco orações diárias, o uso do véu pelas mulheres, a peregrinação a Meca, e outros pontos, mas mantem elementos claramente islâmicos, como a crença em um só Deus, no Profeta Muhammad (saas), no jejum do ramadan, do zakat, e outros. Já a Comunidade Ahmadia se mantem em todos os preceitos islâmicos, tais como a existência de um só Deus, o chamado do Profeta Muhammad (saas), os cinco pilares, etc, a única diferença da Comunidade Ahmadia para o Islamismo tradicional é a crença em um Profeta após Muhammad (saas) e em Califas que guiam o povo atualmente. Os muçulmanos tradicionais dizem que essa seita não é islam porque o islam tem como base a crença em Muhammad (saas) como último Profeta, porem a seita se diz "um ramo pacífico do islam."

A Comunidade Ahmadia (em árabe Ahmadiyya) foi fundada 23 de Março de 1889 pelo indiano Mirza Ghulam Ahmad. Ahmad em 1882 queria ser um reformador islâmico ao ver que o islam indiano as vezes se desviava por causa dos colonizadores ingleses. Ao não conseguir isso, Ahmad começou a pregar que ele era o Mahdi (guia prometido do islam) dos homens e o Messias prometido, numa tentativa de unificação das religiões do colonizador e dos colonos, no caso o islamismo e o cristianismo, mas mantendo-se muito mais perto do islamismo, tanto que não negava nenhum dos preceitos islâmicos conhecidos como cinco pilares. Ahmad foi muito combatido pelos muçulmanos indianos, porem sua seita não morreu, e aos poucos foi crescendo dentro da Índia e do Paquistão. Ahmad morreu em 1908, e com isso assumiram em seu lugar na liderança da seita os Califas, sendo que o atual é Mirza Masroor Ahmad. Hoje o lugar onde os Ahmadias crescem mais rapidamente é no centro do continente africano, em países como Gana, Camarões, Republica Centro Africana, Serra Leoa, Benin, Togo e outros, porem eles mantem membros em cerca de 180 países, inclusive o Brasil.

No Brasil, a introdução da Comunidade Ahmadia se deve a uma família paquistanesa que se instalou na cidade de Petrópolis, no interior do Rio de Janeiro, e hoje continua a ser a única cidade que possui membros desta seita. O presidente da comunidade local é Wasim Ahmad Zafar, e o secretário da mesma é seu filho Nadeen Tahir, ambos paquistaneses e pioneiros da comunidade no Brasil. A Comunidade Ahmadia conta com cerca de 20 membros no Brasil hoje, sendo uma mescla de paquistaneses, indianos e brasileiros, porem mantem seu trabalho totalmente voltado para os brasileiros, com discursos e aulas em português. Apesar de ter dado entrevistas em emissoras de televisão, a comunidade brasileira não apresenta crescimento mantendo sua cerca de duas dezenas de membros a cerca de 8 anos.

FONTE:
http://www.ahmadia.org.br/ (site da Comunidade Ahmadia no Brasil).

Comentários

  1. Ahmadia pode ser considerada uma seita ou ramo do Islã, mas o Bahaismo não, é uma religião independente já que abandona a peregrinação a Meca e outras coisas, os bahais nem sequer se consideram muçulmanos, por isso não se pode dizer que sejam uma seita islâmica, embora a Fé Bahai tenha sido fundado por pessoas que originalmente eram muçulmanos xiitas.

    ResponderExcluir
  2. asalamo alaikoum w.w eu sou vehar GASNER abdul carim sou haitiano moro no estado do brasil são paulo muhabisab gostaria de saber se existe um monque Ahmadiyya em São Paulo, se você puder me enviar a direção. Aguardo uma resposta favorável kncha Allah. salam

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ISLAMISMO EM BELO HORIZONTE - MG

A MESQUITA DE CAMPO GRANDE - MS

A MESQUITA DE CAMPINAS - SP