quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

COMUNIDADE AHMADIA NO BRASIL



Das seitas neo-proféticas do islam, ou seja, da que aceitam um novo profeta após Muhammad (saas), a Comunidade Ahmadia é a que mais se mantem perto do islam. Os Bahaí’s (a outra seita neo-profética) abandonaram vários preceitos do islam, como as cinco orações diárias, o uso do véu pelas mulheres, a peregrinação a Meca, e outros pontos, mas mantem elementos claramente islâmicos, como a crença em um só Deus, no Profeta Muhammad (saas), no jejum do ramadan, do zakat, e outros. Já a Comunidade Ahmadia se mantem em todos os preceitos islâmicos, tais como a existência de um só Deus, o chamado do Profeta Muhammad (saas), os cinco pilares, etc, a única diferença da Comunidade Ahmadia para o Islamismo tradicional é a crença em um Profeta após Muhammad (saas) e em Califas que guiam o povo atualmente. Os muçulmanos tradicionais dizem que essa seita não é islam porque o islam tem como base a crença em Muhammad (saas) como último Profeta, porem a seita se diz "um ramo pacífico do islam."

A Comunidade Ahmadia (em árabe Ahmadiyya) foi fundada 23 de Março de 1889 pelo indiano Mirza Ghulam Ahmad. Ahmad em 1882 queria ser um reformador islâmico ao ver que o islam indiano as vezes se desviava por causa dos colonizadores ingleses. Ao não conseguir isso, Ahmad começou a pregar que ele era o Mahdi (guia prometido do islam) dos homens e o Messias prometido, numa tentativa de unificação das religiões do colonizador e dos colonos, no caso o islamismo e o cristianismo, mas mantendo-se muito mais perto do islamismo, tanto que não negava nenhum dos preceitos islâmicos conhecidos como cinco pilares. Ahmad foi muito combatido pelos muçulmanos indianos, porem sua seita não morreu, e aos poucos foi crescendo dentro da Índia e do Paquistão. Ahmad morreu em 1908, e com isso assumiram em seu lugar na liderança da seita os Califas, sendo que o atual é Mirza Masroor Ahmad. Hoje o lugar onde os Ahmadias crescem mais rapidamente é no centro do continente africano, em países como Gana, Camarões, Republica Centro Africana, Serra Leoa, Benin, Togo e outros, porem eles mantem membros em cerca de 180 países, inclusive o Brasil.

No Brasil, a introdução da Comunidade Ahmadia se deve a uma família paquistanesa que se instalou na cidade de Petrópolis, no interior do Rio de Janeiro, e hoje continua a ser a única cidade que possui membros desta seita. O presidente da comunidade local é Wasim Ahmad Zafar, e o secretário da mesma é seu filho Nadeen Tahir, ambos paquistaneses e pioneiros da comunidade no Brasil. A Comunidade Ahmadia conta com cerca de 20 membros no Brasil hoje, sendo uma mescla de paquistaneses, indianos e brasileiros, porem mantem seu trabalho totalmente voltado para os brasileiros, com discursos e aulas em português. Apesar de ter dado entrevistas em emissoras de televisão, a comunidade brasileira não apresenta crescimento mantendo sua cerca de duas dezenas de membros a cerca de 8 anos.

FONTE:
http://www.ahmadia.org.br/ (site da Comunidade Ahmadia no Brasil).

4 comentários:

  1. Ahmadia pode ser considerada uma seita ou ramo do Islã, mas o Bahaismo não, é uma religião independente já que abandona a peregrinação a Meca e outras coisas, os bahais nem sequer se consideram muçulmanos, por isso não se pode dizer que sejam uma seita islâmica, embora a Fé Bahai tenha sido fundado por pessoas que originalmente eram muçulmanos xiitas.

    ResponderExcluir
  2. olá !!! boa tarde !!! salaam alaiko para todos !!! venho comunicar a todos que existe um homem brasileiro de origem pernambucana invadindo a privacidade de um amiguinho meu no facebook !!! eu sou brasileira !!! e sou casada a um ano, dois meses e a uma semana, com a minha irmã de criação, e dois amigos meus !!! e vou ser mãe da minha esposa queestá gravida a quatro meses !!! e este homem está usando a página do meu amigo e dos amigos dele que são paquistaneses !!! para ficar dando encima de mim !!! e é por honra e respeito a toda a toda a comunidade paquistã e ao paquistão http://www.ahmadia.org.br/images/roundrect584968134.png!!! para bombardearem e cessarem fogo neste senhor e no local em que ele trabalha !!! ele mora em pernambuco na cidade de recife !!! e o local onde ele trabalha é parque de exposição dos animais do cordeiro número 2200 - avenida caxangá - proximo a logadora de carro !!! log car veículos !!! ele se chama edson soares !!! e está invadindo a pagina de um bom cidadão do país de vocês !!! e usando ela para ficar dando encima de mim !!!

    ResponderExcluir