ISLAM EM BRASÍLIA

Depois de passarmos por cidades como Curitiba, Belo Horizonte, Recife, Jataí, Juiz de Fora, e alguns outros lugares, hoje chegamos a nossa capital nacional Brasília, uma cidade planejada construída na década de 1950, que hoje reúne milhares de muçulmanos.

Brasília foi construída com o intuito claro de ser a capital nacional, por isso desde sua fundação em 1960 existem árabes e muçulmanos na cidade, sejam políticos (embaixadores, cônsules ou empregados dos mesmos), ou pessoas que imigraram para lá para trabalhar, nestes, a população africana é muito grande e notável. A cidade conta hoje com pouco mais de 2 milhões de habitantes, e é uma das mais ricas do Brasil. 

O Centro Islâmico do Brasil foi construído logo no inicio da história de Brasília, com a ajuda de dinheiro das embaixadas dos países árabes existentes por lá. Esse centro funcionava em um terreno que hoje está localizado bem em frente a atual mesquita, e era constituída por grandes salões, cozinhas, banheiros e salas de oração; porem em incêndio na década de 1980 fez com que o lugar fosse abandonado. 

Paralelamente a esse salão, o Reino da Arábia Saudita, através de seu ministério de finanças, deu início a construção da Mesquita de Brasília, que foi inaugurada em 1980, e hoje a mesma por tanto pertence ao Brasil ao mesmo tempo que ao reino saudita, pois é o mesmo que investe dinheiro na mesma, tanto que há uma placa bem em frente a mesquita deixando claro que a mesma pertence a Arábia Saudita. Por isso os sheiks da mesquita costumam ser dessa nacionalidade. Após o incêndio do Centro, todos os trabalhos do islam na capital se mudaram para a mesquita.

Não se sabe ao certo quantos muçulmanos há em Brasília, mas o numero estimado é que seja entre 3 mil muçulmanos, sendo que cerca de 90% deles são sunitas, os xiitas são somente aqueles que trabalham para a Embaixada do Irã, e alguns da Embaixada do Líbano. Mas apesar disso não há qualquer impedimento de xiitas irem a mesquita, tanto que recentemente o Sheik xiita Taleb Hussein, iraquiano radicado em São Paulo, visitou a mesquita da capital.

As atividades culturais são diversificada em Brasília, pois as diversas embaixadas costumam promover festas para os muçulmanos locais, sejam simples, ou até mostra de cinemas e etc. A mesquita passou atualmente por uma troca no carpete, que agora está na cor avermelhada.

Islam em Taguatinga

Até pouco tempo atrás a mesquita de Brasília era o único lugar de reunião dos muçulmanos de todo o Distrito Federal. Muçulmanos de cidades-satélites como Gama, Taguatinga, Núcleo Bandeirantes e outros lugares tinham que se deslocar até Brasília para ver os serviços de sexta, passar o ramadã, assistir aulas, e outros. Porem a alguns anos foi inaugurada a Musssala Muhammad Al-Rassullah (Muhammad, O Mensageiro de Deus) na cidade-satélite de Taguatinga pelo senhor Juliano Khallid, que hoje preside a mussala, e isso facilitou para muitos muçulmanos locais ir aos serviços religiosos.

Endereços e Dados:

Mesquita de Brasília
56 NA, nº 912
Lotes E/F- Asa Norte – entre Qd. 712/912
Brasília- DF
CEP. 70790-120
Tel. (61) 3273-0250/ 8136-3429
Sheik Jamaan Abdullah Al Ghamidi

Mussala de Taguatinga
QSD 15- Casa 22
Taguatinga- Brasília- DF
Tel. (61) 3536-7758
Pres. Juliano Khalid



Comentários

  1. Os governantes ocidentais não estão sendo levados a sério pelo outro lado, ainda que aquele seja minoria, a despeito de gabar-se de estrondoso crescimento. O islamismo está se infiltrando planejadamente em todo lugar do mundo e alastrando seu terror. Busca a vitória também de maneira sorrateira a despeito do óbvio, como se seu cérebro desconhecesse o que fazem ao mesmo tempo suas mãos direita e esquerda. É aí que devemos ter maior atenção, pois as governanças islâmicas posam de inocentes enquanto agem por baixo do pano com segundas intenções, contando com a democracia e a boa vontade ocidental.

    http://pt.gatestoneinstitute.org/7090/ira-apoderando-america-latina
    https://www.youtube.com/watch?v=kv9SAmOSyWk

    ResponderExcluir
  2. Os governantes ocidentais não estão sendo levados a sério pelo outro lado, ainda que aquele seja minoria, a despeito de gabar-se de estrondoso crescimento. O islamismo está se infiltrando planejadamente em todo lugar do mundo e alastrando seu terror. Busca a vitória também de maneira sorrateira a despeito do óbvio, como se seu cérebro desconhecesse o que fazem ao mesmo tempo suas mãos direita e esquerda. É aí que devemos ter maior atenção, pois as governanças islâmicas posam de inocentes enquanto agem por baixo do pano com segundas intenções, contando com a democracia e a boa vontade ocidental.

    http://pt.gatestoneinstitute.org/7090/ira-apoderando-america-latina
    https://www.youtube.com/watch?v=kv9SAmOSyWk

    ResponderExcluir
  3. Sabe que é uma boa entrar no Islamismo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O islao é simplesmente o fim da humanidade, eles estao conquistqndo o mundo para o escravisar com a charia, uma vez conquistado acabou a humanidade, visto que os islamicos nada tem a ver com humanidade alguma

      Excluir
  4. Gostaria de visitar o lugar um dia. Sou de Brasília e sempre passo em frente ao local.

    Paz e amor a todos vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venha a França et verà de perto esse horror que se alastra como uma epidemia maléfica.

      Excluir
    2. Venha a França et verà de perto esse horror que se alastra como uma epidemia maléfica.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ISLAMISMO EM BELO HORIZONTE - MG

A MESQUITA DE CAMPO GRANDE - MS

A MESQUITA DE CAMPINAS - SP