O ISLAM EM FRANCO DA ROCHA

 O estado de São Paulo é a unidade federativa do Brasil com o maior numero de muçulmanos do Brasil, no entanto até esse momento a série “O Islam em” desse blog ainda não havia tratado de nenhuma cidade do mesmo, por isso escolhemos a cidade de Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo para começar. Resolvi começar por essa cidade pois a mesma abriga um dos maiores sábios do islam no mundo atual, que escolheu a cidade para morar e dar início ao primeiro seminário escola teológico do Brasil.

A cidade de Franco da Rocha está localizada na região metropolitana da capital paulista, pouco acima da zona norte da mesma. A cidade não é muito populosa, não passa de cerca de 100 mil habitantes. Antes da chegada do sheik saudita a cidade já haviam alguns muçulmanos no local, mas algo que não ultrapassava meia duzia. Para darmos continuidade a história do islam nessa cidade, vamos a um pouco da história do Sheik Wafi Al-Jabrty, que escolheu essa cidade para morar.

Wafi Al-Jabrty nasceu na Eritreia, um pobre país do norte da África, porem muito pequeno juntamente com sua família se mudou para a localidade de Jeddah, cidade portuária da Arábia Saudita. Ao crescer, Wafi resolveu buscar conhecimento do islam, e se formou um sábio a maneira antiga, sem universidades, notas, provas, etc; ele foi atrás dos mestres e sábios do islam em aldeias e cidades, até que numa madrassa cnheceu o Sheik Ibn Atemi, considerado o maior sábio do islam sunita atualmente. Juntamente com seu irmão, Wafi estudou com ele por anos e anos, até se tornar um grande sábio do islam. Depois disso o Sheik Wafi conheceu uma brasileira revertida ao islam que morava na cidade de Belo Horizonte e resolveu se casar com ela. Ele foi até a capital mineira e se casou com a mesma. Após isso o casal se mudou para a cidade de São Paulo.

No ano de 2011 surgiu a ideia da criação de uma madrassa no Brasil ao estilo das sauditas, onde o Sheik ministraria aulas teológicas para a formação de imams e sheiks, e logo ele conseguiu a ajuda de sauditas para a construção da mesma. Ele queria fazê-la num lugar um pouco mais afastado de um grande centro urbano, então se mudou com a família para Franco da Rocha e lá construiu sua madrassa. A madrassa, conhecida como Instituto Ahmed Ibn Hanball, foi fundada em 2012 juntamente e no mesmo lugar que o Centro de Cultura Islâmica de Franco da Rocha. O instituto hoje é aberto a homens e mulheres que quiserem estudar nele, sendo as aulas dos homens durante a semana e das mulheres no sábado. Os homens ganham moradia na própria cidade, custeadas pelo governo saudita que também mantem tudo no instituto. Depois do surgimento desse centro começaram a aparecer outros muçulmanos na cidade. Hoje sua turma mais avançada mantem 5 alunos, sendo um do Rio Grande do Norte e os demais de São Paulo, e o instituto conta com 2 professores e 1 diretor de ensino. 

Informações:

Centro de Cultura Islâmica de Franco da Rocha
Rua Basílio Fazzi, 164, Centro, Franco da Rocha, SP. (Próximo a estação de trem)
E-mail: ccfr1@gmail.com
Telefones: (11) 9 8318-2569 ou (11) 4819-1444.


Comentários

  1. Assalam walaykum o trabalho continua e estamos em uma outra localização mudamos o endereço.
    https://www.google.com.br/…/data=!3m1!4b1!4m5!3m4!1s0x94cee…
    R. 15 - Res. Santo Antônio
    R. 15 - Res. Santo Antônio, Franco da Rocha - SP
    GOOGLE.COM.BR

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ISLAMISMO EM BELO HORIZONTE - MG

A MESQUITA DE CAMPO GRANDE - MS

A MESQUITA DE CAMPINAS - SP