PALESTRAS ACONTECERAM EM BELO HORIZONTE



Aconteceu nesse último fim de semana uma série de palestras na capital mineira, Belo Horizonte a respeito de temas que envolviam o conhecimento básico do Islam. As palestras foram dadas pelo estudioso muçulmano de origem libanesa Ali Achcar, também membro da CDIAL, uma das organizações que cuidam do Islam em território brasileiro.

As palestras estavam para começar no dia 30 de maio, porém devido a atrasos no voo de Ali, elas só puderam ser começadas no sábado dia 01 de junho, porem as mesmas seguiram o mesmo cronograma já feito, mudando apenas os dias.

No sábado o tema principal das palestras foi a jurisprudência islâmica, ou seja, como proceder diante dos vários atos de adoração a Deus, isso baseado num grande numero de livros e hadith's. A palestra durou a tarde e a noite, onde os participantes puderam participar também de um lanche, confraternizando com os presentes.  

No domingo o tema principal foi a crença islâmica, ou seja, em quais crenças são baseadas o Islam. Nesse dia a palestra durou a manhã e a tarde, onde os presentes puderam também desfrutar de um belo almoço oferecido pela entidade organizadora. Neste dia, houve também a reversão de uma brasileira ao islam fazendo sua shahada (testemunho de fé) com Ali Achcar de testemunha. Ambos os dias contaram com cerca de uma dezena de participantes, em sua grande maioria muçulmanos brasileiros, bem como um bom numero de mulheres buscando o conhecimento a respeito de sua religião.
As palestras foram realizadas na sede do Centro de Estudos Islâmicos de Belo Horizonte, localizada bem no centro da cidade. As organizadoras prometem que outras palestras poderão acontecer ainda esse ano. A comunidade islâmica de Belo Horizonte conta hoje com cerca de duas a três centenas de muçulmanos, porem nem uma centena dos mesmos estão firmes na mesquita ou no Centro; e uma boa quantidade dos que se mantém firmes são de brasileiros, e destes, um bom numero de mulheres, porem a comunidade ainda é carente de líderes religiosos formados, mas que tentam crescer a medida do possível.
 

Comentários

  1. Um dos primeiros eventos na Mussala de Belo Horizonte , fora os que já haviam acontecido em datas comemorativas (os dois Eid) e com certeza outros virão Inshallah !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ISLAMISMO EM BELO HORIZONTE - MG

A MESQUITA DE CAMPO GRANDE - MS

A MESQUITA DE CAMPINAS - SP