O ISLAM EM LOANDA, PR

 
Hoje chegamos a mais uma mesquita do Paraná, só que falaremos a seguir da primeira e única mesquita do Brasil construída numa cidade com menos de 25 mil habitantes, e assim sendo a única mesquita construída para uma comunidade islâmica muito pequena.

A cidade de Loanda fica no extremo noroeste do estado do Paraná, próximo a divisa com o estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A cidade abriga cerca de 21 mil habitantes, e assim sendo é uma simples e pacata cidade do interior paranaense. Foram poucos os árabes que se instalaram no local. Muitos árabes que chegaram ao Brasil, ao irem para cidades interioranas do país, abandonaram o islam por acreditarem que nessas terras seria difícil a prática do mesmo, porém a história em Loanda foi diferente, onde notamos a força de uma família árabe para dar continuidade a sua fé.

A família Fahrat se instalou em Loanda a muito tempo, e pode crescer até chegar a terceira e quartas gerações no Brasil. Porém o senhor Abdul Ar-Rahim Said Fahrat, ao ver dificuldades para professar sua fé islâmica naquela região remota do Paraná, começou os planejamentos para construir uma mesquita em sua cidade, para que ele e sua família pudessem continuar a proferir sua fé num local de culto comum. Assim Abdul Fahrat construiu e fundou a Mesquita de Loanda a cerca de menos de 10 anos.

A comunidade muçulmana de Loanda é composta hoje pela família Fahrat, e por alguns poucos brasileiros da cidade, assim sendo o numero de muçulmanos na cidade não ultrapassa 30 pessoas, porem os mesmos seguem unidos na fé. A comunidade é inteiramente sunita. Por ser uma comunidade pequena ainda faltam recursos, tanto físicos como monetários para a mesquita, pois ela não conta com um Sheik, somente um Imam, que se esforça na medida do possível para liderar os serviços de sexta, porém não pode dar aulas na mesquita.

A mesquita conta hoje com amplos espaços para oração, cozinhas, banheiros e bons jardins. Ainda há uma casa aos seus fundos que serve de moradia para o Imam. A mesquita é mantida ela entidade Sociedade Islâmica de Loanda. Apesar de pequena a comunidade, ela já atraiu muitos olhares, tanto que em sua fundação contou com a presença de Sheiks sauditas na mesma, e hoje atrai também pessoas das cidades circunvizinhas.

Para aqueles que quizerem conhecer, a Mesquita fica na Rua Roma, 635, Loanda, PR. 

Comentários

  1. Que bonita história do Islam!
    Que bela Mesquita!
    "Allah ilumina quem Lhe apraz" (22:16)

    ResponderExcluir
  2. Assalamualaykom.irmão Fahrat,Eu sou muçulmano de SC.por favor me passar teu whats zap

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ISLAMISMO EM BELO HORIZONTE - MG

A MESQUITA DE CAMPO GRANDE - MS

A MESQUITA DE CAMPINAS - SP