A MESQUITA DO PARI


Dando continuidade a nossa série sobre as mesquitas do Brasil, hoje chegamos a mais uma mesquita da capital paulista, a mesquita que reúne uma das maiores quantidades de fiéis do país, e também uma das mesquitas com o maior numero de frequentadores muçulmanos brasileiros do país, essa é a Mesquita do Pari, localizada no bairro do Brás em São Paulo, apesar de receber o nome do bairro ao lado, o Pari, para não confundir com a outra mesquita do bairro, que é mais antiga.

No bairro do Brás, na capital, existe a segunda maior concentração de muçulmanos do país. O bairro foi fundado ainda o século XIX, porem seu auge se deu em meados do século XX quando começaram a instalar as primeiras confecções no local. Os árabes que vieram para o Brasil, no início do século XX, por serem pessoas mais pobres e sem muitos estudos, quase que em sua totalidade se tornaram mascates, e depois de uma certa euforia de vários se instalando no centro de São Paulo, muitos deles que se especializaram em vendas de confecções em geral se instalaram no bairro do Brás, onde legaram as lojas as suas famílias até os dias de hoje.

Inicialmente, como colocado aqui quando falamos da Mesquita Brasil, os árabes que viviam em São Paulo, durante muito tempo frequentavam a Sociedade Beneficente Muçulmana (SBM) e a Mesquita Brasil, depois da fundação dessa. Porém com o grande afluxo de árabes, principalmente libaneses montando suas lojas no Brás e arredores, como Luz, Bom Retiro e Pari, logo tornou-se uma necessidade a construção de uma mesquita naquelas localidades para que os mesmos pudessem fazer ali seus serviços religiosos. Em 1981 começou a construção da Mesquita do Brás, que é hoje a mesquita dos xiitas no Brás. Porém a Liga só viria a se reunir para construir sua mesquita anos mais tarde, enquanto isso todos os sunitas continuavam se deslocando até a Mesquita Brasil. O primeiro projeto para a Mesquita do Pari só foi feito em 1998, buscando ajuda dos árabes mais ricos que haviam se estabelecido no Brasil. Segundo um de seus fundadores, o dinheiro do exterior demorou tanto a chegar que foi usado para a compra de carpetes e o elevador, o qual não fazia parte do projeto original, mas com a chegada do dinheiro resolveram colocar.

A Mesquita do Pari foi então fundada oficialmente seis anos depois, em 2002, e logo começaram todos os projetos para atender as necessidades locais. Hoje a mesquita ainda recebe ajuda do exterior, principalmente da Arábia Saudita e Emirados Árabes, porém a independência financeira da mesma é muito grande. A alguns anos começou na mesquita a aula de religião para brasileiros, algo que fez a comunidade islâmica brasileira crescer absurdamente no local, e fazer com que hoje essa mesquita seja a que mais tem muçulmanos brasileiros no Brasil. Isso foi tão assustador que teve ano que o número de reversões de brasileiros na mesquita ultrapassava o de 4 por mês, média muito superior a de todas as outras mesquitas do Brasil. Atualmente essas aulas ainda são dadas, todos os sábados as 14 horas, e hoje uma característica peculiar é o grande numero de revertidas mulheres para o islam nessa mesquita. A mesquita é um prédio de seis andares, além de um subterrâneo onde se encontra os banheiros e a sala de jogos, e em si é uma mesquita completa, que também abriga a sede da UNI (União Nacional Islâmica), uma das entidades que cuidam do islam no Brasil. Também, grande parte da comunidade de hoje é formada por libaneses e descendentes, principalmente provenientes da cidade de Trípoli, são mais de 200 famílias dessa cidade que moram no Brás.

A Mesquita se encontra no final da Rua Barão de Ladário, no bairro do Brás, pouco antes de chegar a praça do Pari. Ela está aberta todos os dias e hoje é comandada por um sheik brasileiro que está lá todos os dias para tirar dúvidas daqueles que queiram visitá-la.

Comentários

  1. Deveria todos frequentar a mesquita do Braz , eu muito aprendedir com a doutrina e ética o ramor ao proximo, e a leitura a o ALCOÂO e os ensinamentos de ALÀ e as verdades em que esta escritas , e a sinceridades em que se encontra neste povo e povo de Deus , sem entrese material, e muito deferente para quem nunca viu e so participar i as reunioes e ver de perto a união , o carisma o atitude do CHEIQUE o amor em que ele presta as pessoas , o ISLAMISMO muito me ajudou em tudo a ser mais sereno e e uma cultura linda em tudo.Valdomiro santo Andre sp

    ResponderExcluir
  2. Eu sou nova convertido no islã gostaria de saber se aos domingos abre a mesquita do Pari para orações

    ResponderExcluir
  3. Eu quero aprender o máximo possível sobre o islã

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ISLAMISMO EM BELO HORIZONTE - MG

A MESQUITA DE CAMPO GRANDE - MS

A MESQUITA DE CAMPINAS - SP