MESQUITA DE FOZ DO IGUAÇU - PR




Hoje, na nossa série sobre as mesquitas e comunidades islâmicas do Brasil, chegamos a segunda maior comunidade muçulmana da América Latina, e maior comunidade árabe da mesma, a comunidade islâmica da cidade paranaense de Foz do Iguaçu. Em Foz há a Mesquita e a Husseinya, a primeira é o local de reunião dos sunitas, a que será tratada nessa postagem, a segunda, por alguns também considerada uma mesquita é a dos xiitas, que será tratada em uma futura publicação.

A cidade de Foz do Iguaçu está encontrada no lugar conhecido por tríplice-fronteira, ou seja, um dos pontos do país que está a fronteira com outros dois países, aqui, no caso, Paraguai e Argentina. Só a cidade de Foz tem hoje cerca de 265 mil habitantes, mas se contada toda a região metropolitana com Cidad del Este (Par) e Puerto Iguazu (Arg) há cerca de 750 mil habitantes. As três cidades possuem muçulmanos que frequentam a Mesquita local. A cidade em si, de Foz, só se desenvolveu no início do século XX, apesar de se acreditar que já haviam nucleos populacionais naquele lugar desde 1881, porém o que ia trazer grande avanço para a cidade seria a criação da usina de Itáipu.

Os primeiros muçulmanos a irem para a cidade chegaram nas décadas de 1960 e 1970, muitos deles para trabalharem na usina, porém ainda vinham muitos para serem mascates naquelas terras, esses por sua vez viajavam muito, levando também a religião a outros pontos. Os principais desses que se estabeleceram nas terras de Foz do Iguaçu eram quase que em sua totalidade libaneses, oriundos de diversas regiões do Líbano. Na década de 1980 começou a ideia da criação de um centro no qual eles pudessem se reunir, praticar sua religião e preservar seus valores culturais. Nessa época tambem, marca-se pelo grande número de muçulmanos entrando na cidade, assim dia 16 de Agosto de 1981 foi criado o Centro Cultural Beneficente de Foz do Iguaçu, no início não só para religião, mas com fins de preservar toda a cultura árabe. Logo nas primeiras reuniões do novo Centro, começou-se a juntar dinheiro e outros recursos para a construção da mesquita na cidade, e logo começaram a construção da mesquita, que viria a se tornar um marco do islam para o Brasil. Sete anos depois, no dia 07 de outubro de 1988, com a presença de diversas autoridades religiosas, civis e militares, e principalmente embaixadores de países árabes e alguns representantes da Liga Islâmica Mundial, foi inaugurada a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, num amplo local de mais de 1200 metros quadrados.

Hoje, a mesquita, ainda conta com todos esses espaços, no qual usa também para diversas celebrações no ano promovidas pela diretoria da mesma, bem como os Eid's, onde há festas sem igual em toda a região, onde não somente muçulmanos participam, bem como toda a comunidade. A mesquita, que costuma ficar cheia nas sextas-feiras, por dentro, tem um salão ovalado, todo decorado em azul e branco, que deixa a mesquita linda, e por fora sua cor branca atrai olhares de toda a cidade. A mesquita costuma promover todos os sábados e domingos palestras para mulheres e jovens acerca de algum tema sobre a religião, com isso tem atraido muitos para o local. O atual Sheik da mesquita é o Sheik Mohsin Al-Hassani. Apesar de praticamente ampla maioria dos frequentadores serem muçulmanos de origem libanêsa ou descendentes, há também uma pequena comunidade indiana, alguns paquistaneses e alguns africanos. No total, há hoje entre cerca de 700 a 800 muçulmanos sunitas na cidade. A religião ainda é pouco conhecida entre os brasileiros naturais no local, eu, o autor desse blog, não tenho registros de brasileiros não descendentes de árabes que
frequentem a mesquita.

Quem desejar visitar a Mesquita, ela fica na Rua Meca, próximo ao centro da cidade, bem como próxima a diversos hotéis da cidade de Foz do Iguaçu. Logo estará pronto o Centro de Visitantes da mesquita, para poder acolher aqueles que visitam a cidade, e no caso, a mesquita. 

Comentários

  1. Saberia me dizer o total de muçulmanos incluindo sunitas e xiitas na cidade de Foz?e eu posso falar com o Sheik a qualquer hora,ou tenho que ligar antes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Convido-o a visitar a página:
      http://islamparana.blogspot.com.br/p/mesquitas-do-parana.html

      Excluir
  2. Entre sunitas e xiitas deve dar um total de 1700 a 1800 muçulmanos em Foz. Não conheço pessoalmente os serviços das 2 mesquitas de lá, então creio ser melhor você ligar perguntando sobre horários de aulas, orações, visitas, etc.

    ResponderExcluir
  3. BOA TARDE PEÇO A GENTILEZA DE QUE ATUALIZEM O NOME DO CHAIKH DA MESQUITA DE FOZ SERIA CHAIKH ABDO NASSER AL KHATIB DESDE FEVEREIRO DE 2013

    ResponderExcluir
  4. boa tarde, gostaria de saber se vocês acolheriam pessoas que são do Afeganistão, que é da mesma religião de vocês, e que pretenda vir para Brasil, se sim qual seria os requisitos a ser seguidos?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ISLAMISMO EM BELO HORIZONTE - MG

A MESQUITA DE CAMPO GRANDE - MS

A MESQUITA DE CAMPINAS - SP