FOZ DO IGUAÇU SE REUNE COM SHEIK KHALILO

Sheik Housein Khalilo reuniu-se com muçulmanos convertidos entre eles homens e mulheres para uma palestra na qual foi realizada na Hoseiniye da sociedade beneficiente islâmica de Foz do Iguaçu. O tema da palestra foi,  a princípio, sobre o período pré islam, tempo da ignorância “jahiliyah” (ignorância), no qual a sociedade pré-islâmica árabe não possuia conhecimento algum, tanto em assuntos divinos quanto éticos. Nessa época era comum entre as famílias enterrar as meninas ao nascer,  pois ter uma filha demonstrava vergonha perante a sociedade. Então surge o islam com uma nova filosofia de vida,  inovando os modos éticos e morais.

 "Quando a filha, sepultada vida, for interrogada. Por que delito foste assassinada?" (Alcorão 81: 8 e 9)
 
Também citou exemplos de como devemos lidar com nossos pais,  a piedade filial é um mandato divino. Deu exemplo da Sayida Zainab (a.s.) como protegeu seu irmão até o último momento de sua vida e após o incidente de Karbala foi ela quem passou adiante a história e assim até os tempos de hoje são recordados os dez dias de Ashoura.

"O decreto de teu Senhor é que não adoreis senão a Ele; que sejais indulgentes com vossos pais, mesmo que a velhice alcance um deles ou ambos, em vossa companhia; não os reproveis, nem os rejeiteis; outrossim, dirigi-lhes palavras honrosas" (Alcorão 17:23)
 
Enfatizou o papel da mulher na sociedade,  disse que a mulher acaba sendo mais que a metade pois ela influência muito a outra metade como mãe, esposa, filha e irmã… Citou nome de quatro mulheres as quais serão habitantes do Paraíso,  Mariam mãe de Jesus (a.s), Acia esposa de Faraó, Kadija esposa de Mohamad (a.s ) e Fátima filha de Mohamad (a.s ).

O Islam representa a união cooperativa de todos, para que assim  haja oportunidades de ser divulgado e fortalecido no caminho da fé, o caminho seguido por Mohamad (s.a) e os Ahlul al Bayt (a.s.). No total houve a presença de cerca de 30 muçulmanos na palestra....

Fonte original: http://www.islamfoz.com.br/sheik-housein-khalilo-foz-iguacu/ com algumas mudanças feitas pelo autor do blog para tornar o texto mais compreensível a não-muçulmanos.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ISLAMISMO EM BELO HORIZONTE - MG

A MESQUITA DE CAMPO GRANDE - MS

A MESQUITA DE CAMPINAS - SP