ENCONTRO DE CENTROS ISLÂMICOS ACONTECE EM SÃO PAULO



Aconteceu hoje, 03 de maio de 2014, em São Paulo, SP, o primeiro dia do I Encontro dos Centros Islâmicos do Brasil, porém apesar do nome ainda houve a participação de um centro paraguaio no mesmo. O encontro tem como objetivo apresentar os novos centros islâmicos xiitas que estão se abrindo pelo Brasil, bem como apresentar propostas de como os mesmos farão a divulgação do islam e sua cidade. Em resumo logo abaixo, um pouco sobre o que cada centro ou representante falou sobre cada cidade:

Vitória da Conquista (BA): Nessa cidade do interior baiano há apenas uma mulher muçulmana revertida, que mesmo estando na faixa dos 50 anos abriu um abrigo islâmico para ajudar os necessitados, bem como para ter aulas e nisso a mesma apresentar o islam da escola xiita. Essa mulher costuma acordar cedo todos os dias e viajar nas cidades circunvizinhas apresentando o islam para as pessoas e fazendo vi-las conhecer seu abrigo. É um pequeno passo no interior da Bahia, mas cujo seu trabalho já está dando grandes frutos.

São José dos Campos (SP): Nessa cidade média do interior paulista há apenas um unico muçulmano xiita, o Sr. Yussuf, que está divulgando a escola xiita nessa cidade. Ele apresentou como ele está levando na cidade o islam para as favelas e presídios, que são pessoas normalmente marginalizadas pela sociedade. Apesar do mesmo ainda não ter um centro islâmico na cidade, aos poucos seu trabalho vai dando alguns frutos.

Cidad Del Lest (PY): O centro começou a pouco tempo com uma pequena sala alugada, mas em pouco tempo a diretoria conseguiu um lugar grande e em apenas dois meses está fazendo um grande trabalho nessa região com a divulgação do islam em língua espanhola. O Centro Islâmico Zahra já conta com aulas de culinária, religião, árabe, aulas para crianças, leituras de duás em árabe e espanhol e está aberto para muçulmanas e não muçulmanas que queiram conhecer a escola xiita em língua espanhola.

Rio de Janeiro (RJ): Foi apresentado pelo presidente do recente Centro Cultural Imam Hussein, fundado na capital carioca, os seus trabalhos, principalmente no que tange a divulgação do islam na cidade. Ainda sem um local próprio, o CCIH conta com apoio da internet para poder divulgar a religião entre os brasileiros.

Foz do Iguaçu (PR): A dupla de Foz apresentou sobre o lançamento de seu Centro Cultural Islâmico Ahlul-Bayt (CCIAB), fundado na cidade, bem como os planos para o futuro de aulas e outros para a cidade, totalmente voltados para brasileiros, e também apresentou outros grupos que já existiam, como a Mulheres de Karbala. O CCIAB já conseguiu o local que funcionará sua sede na cidade que está hoje sendo organizada, e tem a fundação marcada para o dia 18 de junho, e apartir daí começará a funcionar.

Curitiba (PR): O diretor de patrimônio da Mesquita Imam Ali, de Curitiba, capital do Paraná, apresentou os trabalhos que a mesquita vem desenvolvendo para a divulgação do islam na cidade desde 1992. Hoje a Mesquita de Curitiba é a mesquita xiita que está mais próxima dos brasileiros, por isso não havendo qualquer necessidade da criação de um centro sem vínculos com a instituição, porém como relatou o mesmo, esse espaço foi conquistado com dificuldades, mas que hoje o trabalho com divulgação do islam po parte da mesquita é amplo, principalmente nos mais diversos meios de comunicação audio-visuais. A Mesquita que hoje é um dos principais pontos turísticos do Paraná e da própria Curitiba oferece cursos de religião islâmica nas noites de quartas-feiras para todos os interessados, além de manter um programa de televisão, site e páginas em redes sociais.

São Paulo (SP) I: Primeiramente o representante do Centro Islâmico no Brasil, a maior publicadora e tradutora de livros islâmicos do Brasil hoje, falou sobre os novos projetos de publicação de livros, arrecadação para as mesmas, bem como sobre as pesquisas de campo sobre o que os brasileiros gostam para poder saber sobre o que publicar e vários projetos do mesmo. Foi bom pois a divulgação dessa editora tem dado muitos frutos no Brasil e no mundo.

São Paulo (SP) II: Por fim falou os representantes do Centro islâmico que é o pioneiro de todos esses outros, o Centro Cultural Imam Ali (CCIA), sobre os projetos que desenvolveu e está por desenvolver ainda na cidade de São Paulo para a divulgação do Islam na capital paulista e vizinhanças.

Ainda há o segundo dia, domingo, onde haverá uma palestra na parte da manhã no CCIA, e um passeio pelos participantes na cidade paulista. Tudo isso serviu para mostrar que não só a escola sunita cresce no Brasil, mas a xiita também veem ganhando cada vez mais espaço e podendo trabalhar das mais diversas formas. 

Comentários

  1. Salam Aleikoum Hussein,

    Como vai você?
    Eu sou um estudante marroquino fazendo intercâmbio na universidade de São Paulo (USP). Tenho problemas achar carne Halal aqui no Brasil, você podria me ajudar ou me aconselhar para esse asunto?

    além disso, vou passar uma grande parte do mês sagrado do Ramadan aqui no Brasil e gostaria saber se tenhia um " Iftar comum " aqui em São Paulo?

    Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ISLAMISMO EM BELO HORIZONTE - MG

A MESQUITA DE CAMPO GRANDE - MS

A MESQUITA DE CAMPINAS - SP